Interoperabilidade em Sistemas de Gestão Acadêmica: Análise do SIGAA no Contexto da Transformação Digital no Setor Público.
Interoperabilidade; Gestão Acadêmica; SIGAA; Ensino Superior; Transformação Digital.
A transformação digital em curso na administração pública brasileira tem impulsionado a integração de sistemas e dados, resultando em maior eficiência e transparência nos serviços públicos. No ensino superior, a interoperabilidade tem se mostrado um fator crítico para unificar os sistemas de gestão acadêmica, reduzindo redundâncias e facilitando o compartilhamento de informações entre departamentos e instituições. Este trabalho analisa os desafios e benefícios da interoperabilidade em sistemas de gestão acadêmica, com ênfase no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), considerando as políticas recentes de governo digital — especialmente a Lei nº 14.129/2021 — e a transformação digital em andamento. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, baseada em um estudo de caso do SIGAA, utilizando análise documental de relatórios institucionais e literatura especializada. A revisão de literatura abrange os conceitos fundamentais de interoperabilidade, os marcos normativos brasileiros e as experiências internacionais bemsucedidas (por exemplo, Estônia e Coreia do Sul) que servem de referência. Os resultados evidenciam que a ausência de padronização tecnológica e o desalinhamento organizacional têm dificultado a implementação plena do SIGAA em algumas instituições, enquanto a adoção de um sistema integrado proporciona ganhos substanciais em eficiência administrativa e na gestão das atividades acadêmicas. Foram identificadas barreiras técnicas (como a compatibilidade entre sistemas), organizacionais (incluindo resistência a mudanças e insuficiência de capacitação) e estruturais (relacionadas à infraestrutura de TI) que limitam a interoperabilidade, corroborando achados de estudos prévios. Como contribuição, o estudo propõe recomendações para fortalecer a interoperabilidade no contexto acadêmico público brasileiro, baseadas em boas práticas internacionais adaptadas às especificidades locais, de modo a subsidiar políticas públicas e iniciativas de transformação digital no ensino superior.