O EFEITO DA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS GESTORES DA UNB
capacitação; servidores técnico-administrativos; gestão pública; desenvolvimento institucional; Universidade de Brasília.
Esta dissertação analisou os efeitos dos afastamentos para ações de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB), sob a ótica dos gestores responsáveis pela análise de mérito desses pedidos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, integrando técnicas quantitativas e qualitativas. Foram aplicados questionários estruturados com questões fechadas e abertas a gestores ocupantes de cargos de direção (CD) e funções gratificadas (FG). Os resultados demonstraram que, apesar dos desafios operacionais — como ausência de planejamento de redistribuição de tarefas e sobrecarga das equipes — os gestores reconhecem a relevância das capacitações para o desenvolvimento individual dos servidores e para a eficiência organizacional. O teste do quiquadrado evidenciou associação significativa entre a percepção de ganho de eficiência e os benefícios econômicos percebidos. Já o modelo econométrico do tipo ologit não apresentou resultados estatisticamente significativos, sendo descartado da análise final. A pesquisa conclui que os afastamentos para capacitação são percebidos como benéficos, mas sua eficácia plena depende de uma gestão mais estruturada e de políticas institucionais de apoio durante os períodos de ausência.