Banca de DEFESA: DIJALMA JOSE DA SILVA

DATA : 30/08/2022
LOCAL: Plataforma Zomm

A REGRESSÃO QUANTÍLICA E A ECONOMIA NOS PREGÕES ELETRÔNICOS

Teoria dos Leilões. Licitação. Pregão eletrônico. Regressão quantílica.

Ao passo que os repasses de recursos públicos às Universidades para fazer face às suas despesas são cada vez menores, comprar bens/serviços de forma eficiente se tornou fundamental. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar as variáveis responsáveis pelos melhores descontos quando da aquisição de bens e serviços pela Universidade de Brasília. Para tanto, primou-se pelo foco econômico, pois perpassa pela Teoria dos Leilões e pela Teoria das Forças de Mercado da Oferta e da Demanda. Nesse ínterim, a Teoria dos Leilões traz conceitos teóricos importantes que devem ser entendidos quando um bem/serviço está sendo transacionado. Aliado a isso, entender o mercado que o bem/serviço está inserido é fundamental para que a referida Universidade possa atuar em suas aquisições. O modelo utilizado para chegar as variáveis foi o econométrico, fazendo uso da modelagem da regressão quantílica. Como resultado obteve-se que nem todas as variáveis têm efeitos econômicos na aquisição dos bens/serviços a serem adquiridos, e que se o bem estiver inserido em um mercado caracterizado como oligopólio ou monopólio, as variáveis analisadas não surtem os devidos efeitos. Contudo, quando o bem/serviço está inserido em um mercado caracterizado como perfeito, três variáveis se destacam em proporcionar maior economia, quais sejam: quantidade, número de participantes e quantidade de lances – que mais geram economia quando da aquisição de um bem, e melhores preditoras à construção de um modelo de regressão a ser utilizado pela Universidade de Brasília para estimar essa economia. Os resultados são de que se a Universidade em tela agregar maior demanda de bens/serviços em uma licitação, além de estimular a participação de mais licitantes e estimular maior quantidade de lances em um mercado de concorrência perfeita, ela terá ganhos de escala em suas compras.

Externo à Instituição - CLAUDIO HAMILTON MATOS DOS SANTOS
Presidente - 5161871 - MILENE TAKASAGO
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS