Banca de DEFESA: MARILIA JAQUELINE MOREIRA DA ROCHA

DISCENTE : MARILIA JAQUELINE MOREIRA DA ROCHA
DATA : 03/03/2023

A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA COM A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE DA PANDEMIA DA COVID-19: um estudo de caso na Universidade de Brasília - UnB.

Inclusão Digital. Ensino Remoto emergencial. Assistência estudantil. Inovações tecnológicas. Universidade de Brasília.

Logo no primeiro trimestre do ano de 2020, o Brasil foi impactado pelo efeito do vírus da COVID-19. Como consequência, as universidades e escolas públicas brasileiras foram impossibilitadas da continuação das aulas presenciais, entretanto, com a utilização das novas tecnologias digitais (TD), os estudantes puderam continuar com seus estudos e aprendizagens. O objetivo deste estudo foi verificar se as ações da gestão da Universidade de Brasília (UnB) foram efetivas para garantir uma cobertura adequada à rotina dos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica em relação à demanda por instrumentos de apoio tecnológico durante o ensino remoto. Para isso, foi realizado um estudo de caso de forma documental quantitativa e descritiva referente ao tema apresentado. O referido estudo observou que as ações foram importantes para a não evasão de alunos com vulnerabilidades socioeconômicas no período da pandemia e pode, com isso, afirmar que as ações gerenciais acadêmicas relativas à inclusão digital foram incorporadas de forma eficiente, de modo a atenderam às necessidades e demandas dos estudantes e, assim, contribuíram para o exercício da cidadania democrática. A pesquisa foi relevante para que a UnB possa formular políticas públicas na área da inclusão e inovação tecnológica, a fim de complementar em seus editais a inclusão digital remota e de integrar o ensino híbrido na universidade, caminhando em direção ao desenvolvimento de programas globais de ensino à distância.

Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interna - 2964829 - DANIELA FREDDO
Externa à Instituição - NATÁLIA AURÉLIO VIEIRA - MCTI
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR