AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: AUDITORIA DE DESEMPENHO DA QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS EM DESPORTO DE RENDIMENTO COM ANÁLISE DA ECONOMICIDADE, EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.
Economia. Auditoria. Orçamento Público. Esporte. Política Pública
Este trabalho apresenta a importância das políticas públicas em Desporto de Rendimento para a sociedade com seus impactos gerados após a realização dos 3 mais relevantes eventos esportivos no país: Jogos Panamericanos e Parapanamericanos, Copa do Mundo de Futebol da FIFA e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
O planejamento para novas políticas públicas em Desporto de Rendimento deve se guiar por padrões de gasto público identificados através da execução orçamentária e financeira das 27 Unidades da Federação e dos 5.570 Municípios entre os anos de 2015 e 2022.
Os indicadores utilizados foram fundamentados através da metodologia Sport Policy Factors Leading to International Sporting Success – SPLISS, que relaciona o programa governamental ao sucesso esportivo internacional.
A avaliação da qualidade do gasto público em programas de Desporto de Rendimento apresenta parâmetros para a análise da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da política governamental