Banca de DEFESA: ANA PAULA MAGALHAES SILVA SANTANA

DISCENTE : ANA PAULA MAGALHAES SILVA SANTANA
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Remoto

Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília

Ensino Híbrido, Sala Invertida, Ensino Superior

O método tradicional na sala de aula precisa ser complementado com novas modalidades de ensino, uma vez que as mudanças no mundo estão cada vez mais imprevisíveis e a forte expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s), gerou e continua gerando mudanças que provocam a ruptura de fronteiras entre o espaço físico e virtual, criando um espaço híbrido de conexões. Nesse entendimento, o ensino híbrido é apresentado como nova proposta metodológica que amplia a construção de uma prática pedagógica que potencializa o aprendizado dos alunos num contexto tecnológico contemporâneo, sem abandonar o uso da sala de aula tradicional. O objetivo da dissertação é analisar a viabilidade da inserção do ensino híbrido no projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade de Brasília, descrevendo quais os instrumentos relacionados à essa metodologia são passíveis de uso atualmente na Universidade, abordando o ensino híbrido de forma a conceituar e caracterizar os seus modelos e propostas dentro da esfera das metodologias ativas, identificando impasses e premissas na sua implementação, além de indicar o modelo mais apropriado junto aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Esse modelo proposto trata-se da sala de aula invertida, modelo híbrido sustentado, é uma metodologia ativa que propõe que o educando aprenda por meio da articulação entre espaços e tempos online e presenciais, de forma síncrona e assíncrona que segue a tendência de mudança na gestão educacional. Conclui-se com a análise dos dados que Universidade de Brasília tem potencial para a inserção do ensino híbrido na proposta da sala invertida nos cursos de graduação, uma vez que segundo a literatura, a universidade atende aos requisitos dessa implementação. Por meio dos dados obtidos, no que se refere a infraestrutura física e tecnológica a universidade possui todo o arcabouço necessário para a implementação, necessitando alinhar um planejamento estratégico persuasivo dos seus gestores, no que tange a formação continuada dos seus servidores técnico administrativos e docentes associado a uma mudança cultural da instituição.

Interna - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interna - 051.861.936-23 - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Externo à Instituição - FERNANDO SZIMANSKI - INEP