Análise da Eficiência na Educação Básica através de Data Envelopment Analysis (DEA) em Dois Estágios
Eficiência, DEA, FUNDEB, Educação.
A pesquisa tem a finalidade de verificar a eficiência dos investimentos públicos na Educação Básica dos municípios fluminenses durante o período de 2016 a 2020, por meio da utilização da metodologia conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA).
Por meio do modelo DEA-BCC orientado para outputs, foram analisados 92 municípios fluminenses que contavam com registros de notas no relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ao aplicar testes utilizando a fronteira padrão, foi constatado que xx municípios apresentaram eficiência no que diz respeito à alocação dos recursos públicos destinados à educação, o que corresponde a xxx da amostra, enquanto x municípios foram classificados como ineficientes (xx% da amostra).
Os resultados obtidos evidenciaram que os municípios que apresentaram maiores gastos por aluno não necessariamente alcançaram os melhores índices de eficiência. Portanto, pode-se concluir que, embora os recursos financeiros sejam imprescindíveis para a educação, eles não garantem, isoladamente, uma qualidade de ensino superior. É essencial que os gestores educacionais estabeleçam prioridades na alocação desses recursos, com o objetivo de obter resultados mais favoráveis no âmbito da Educação Básica.