Banca de DEFESA: CAROLINA ALVES OKIMOTO

DISCENTE : CAROLINA ALVES OKIMOTO
DATA : 11/10/2023

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

gestão da propriedade intelectual, transferência tecnológica, interação universidade-indústria.

A institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica tem sido fundamental para incentivar a inovação, promovendo mudanças significativas nos procedimentos das instituições de pesquisa e viabilizando a transferência de tecnologia da universidade para a indústria. Nesse sentido, um exemplo de sucesso é o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (NITCDT/UnB), o qual gerou um montante de R$ 62,4 milhões com a comercialização de patentes entre 2016 e 2022. Contudo, faz-se necessário verificar a existência de oportunidades de melhoria no processo. Neste trabalho, realizamos um estudo de caso com o objetivo de analisar a gestão da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia na UnB por meio da percepção de docentes e colaboradores do NITCDT/UnB. Inicialmente, foram estudados os fundamentos teóricos relacionados ao tema de transferência de tecnologia e realizada uma revisão da literatura utilizando o método da Teoria do Enfoque Meta-analítico Consolidado. A revisão revelou como frentes atuais de pesquisa as tecnologias verdes, empreendedorismo universitário, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e fatores internos das instituições. Na sequência, foi realizado um estudo empírico com método de análise quantitativo e qualitativo utilizando um processo de coleta de dados com uma entrevista e dois questionários. O Questionário A foi destinado aos pesquisadores da UnB e o Questionário B aos colaboradores do NITCDT/UnB. Os resultados do estudo identificaram barreiras e facilitadores no processo de gestão da propriedade intelectual e na transferência de tecnologia na UnB, destacando-se desafios como a alta rotatividade de pessoal, falha na comunicação entre o NITCDT/UnB e os pesquisadores, além da necessidade de promover uma cultura mais efetiva de propriedade intelectual. Adicionalmente, foi evidenciado que o papel de um coordenador de inovação é fundamental como um facilitador, fortalecendo a cultura de propriedade intelectual e uma comunicação mais assertiva. A superação das barreiras detectadas tem o potencial de incrementar as receitas da instituição, aprimorando o desempenho de forma global, ressaltando a importância de uma abordagem estratégica para efetivamente alcançar o pleno potencial da universidade.

Externo à Instituição - JORGE LUIS NICOLAS AUDY - PUCRS
Externo ao Programa - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR - nullPresidente - ***.409.861-** - CELIA GHEDINI RALHA - NÃO INFORMADO
Externa ao Programa - 404802 - MARIA EMILIA MACHADO TELLES WALTER - null
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 10:11