A PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS: um estudo sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Infâncias, Participação Social, Políticas Públicas, Serviço de Convivência eFortalecimento de Vínculos.
Atualmente os debates sobre convivência familiar e comunitária e participação social perpassam várias políticas públicas. O foco na dimensão relacional, associada ao direito legal ao convívio e à participação cidadã, está relacionado a uma compreensão cada vez mais clara sobre a importância dos laços comunitários, do sentimento de pertencimento e da promoção da inclusão social. Tanto o convívio como a participação social dialogam com várias dimensões humanas, perpassando as esferas individual e social. Dessa forma, convivência e participação social se constituem como temas transversais e multidisciplinares, podendo ser compreendidos como princípios fundamentais da democracia, como direitos, ou ainda, como objetivos centrais em ações, serviços e/ou programas de políticas públicas. Esse projeto tem como objeto de estudo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assegurado pelo Sistema Único de Assistência social (SUAS) e ofertado, no Distrito Federal, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) nos equipamentos denominados Centros de Convivência (CECONS). Nosso objetivo é identificar como se dá a promoção da participação social com crianças de 6 a 11 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em outras palavras, quais as estratégias desenvolvidas para o alcance desse objetivo previsto nas normativas do SCFV. Para isso se faz necessário também identificar as concepções históricas e sociais das infâncias e os elementos interseccionais que atravessam tal conceito, bem como conduzir uma revisão teórica sobre a convivência familiar e comunitária e a participação social. A metodologia desse projeto prevê uma escuta dos atores que protagonizam a execução desse serviço: as crianças vinculadas ao SCFV e os educadores sociais que planejam, executam e avaliam as atividades desenvolvidas para elas.