EDUCADOR OU CARCEREIRO: PAPEL E IDENTIDADE DO SOCIOEDUCADOR DO ESTADO DO CEARÁ
Palavras-Chaves: Socioeducador. Sinase. Adolescente em Conflito com a Lei. Socioeducação.
O objetivo deste estudo é analisar o papel e identidade dos socioeducadores em unidades de internação do estado do Ceará e compreender como o sistema contribui para a formação deste perfil levando em consideração os aspectos pedagógicos e de segurança. A política de Atendimento Socioeducativo do Brasil, em conformidade com suas normas gerais, segue os padrões estabelecidos em normas internacionais, Constituição Federal do Brasil, Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Lei 12.594/2002, que regula o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Contudo, variações significativas são observadas entre os estados, influenciadas pelos contextos histórico, cultural e político, resultando na definição de leis específicas por meio de documentos internos, regimentos, projetos político-pedagógicos e planos estaduais. Diante dessas discrepâncias, busca-se como ponto de partida discutir a construção da identidade em Goffman para subsidiar a análise de características, formações, demandas e desafios enfrentados por estes profissionais vinculados à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, lotados no Centro Socioeducativo do Canindezinho.