SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA DE CEILÂNDIA - DISTRITO FEDERAL
educação, socioeducação, liberdade assistida, aprendizagem escolar.
Este estudo foi construído com o objetivo de compreender a percepção dos socioeducandos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida vinculados à Geama de Ceilândia Norte quanto à proposta de ensino mais adequada para a promoção efetiva da aprendizagem escolar. As estratégias metodológicas utilizadas para este fim incluíram revisão bibliográfica acerca da história da socioeducação a partir da história da educação; das legislações envolvidas no processo educativo de aprendizagem dos adolescentes em meio aberto de Ceilândia I - Norte; e dos principais autores que contribuíram para o debate e aprofundamento sobre o tema. Também foi realizada pesquisa de campo qualitativa com a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com 10 adolescentes e grupo focal com 6 adolescentes realizadas em busca de compreender a percepção dos adolescentes sobre o tema. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a percepção dos participantes de que há necessidade de repensar ou aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio da construção de uma escola que considere efetivamente as particularidades individuais dos alunos, promovendo a condução do ensino com atenção, respeito e efetividade da aprendizagem. Para o alcance efetivo da aprendizagem escolar se faz necessário a reformulação do currículo por meio da análise dos conteúdos propostos com reelaboração ou eliminação de conteúdos em excesso e valorização dos conteúdos mais significativos para a vida cotidiana e em sociedade. Demanda-se o aprimoramento ou superação de métodos de ensino tradicionais, tais como o procedimento de copiar conteúdo, sem a devida explicação direcionada a uma absorção concreta do conteúdo. Assim, observou-se uma sugestão dos participantes de adoção de métodos de ensino e aprendizagem mais simplificados que garantam a compreensão dos estudantes sobre os conteúdos abordados e estimulem e valorizem o pensamento criativo (autoral) em substituição ao pensamento decorado (tradicional). Espera-se que os resultados encontrados contribuam para a aprendizagem escolar dos adolescentes do universo pesquisado, bem como para a reformulação da política de educação que considere os achados dessa pesquisa. |