Banca de DEFESA: MARILIA SILVA OLIVEIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILIA SILVA OLIVEIRA DE SOUSA
DATA : 08/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YjMwNGM1YTEtZDQ1NC00YjUzLWExZTUtMTZlZWQxZjY5M
TÍTULO:

NOS RASTROS DAS “MULHERES INSPIRADORAS”: a cultura afro-brasileira é ensinada às crianças e às(aos) jovens nas escolas do DF?


PALAVRAS-CHAVES:

Desigualdade racial; interseccionalidade; colonialismo; ensino da cultura afro-brasileira; educação antirracista; Projeto Mulheres Inspiradoras


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A presente dissertação analisou os eventuais resultados ou repercussões obtidas após a implementação do ensino da cultura afro-brasileira nas 15 escolas do Distrito Federal (DF) que implantaram o Projeto Mulheres Inspiradoras. O estudo questionou se as escolas que implantaram o projeto contemplaram as diretrizes educacionais de ensino da cultura afro-brasileira para contribuir com a diminuição dos padrões raciais colonialistas. Partiu-se da hipótese teórica da hegemonia de padrões etnocêntricos, sexistas e racistas nos Projetos Pedagógicos de curso e nos currículos dos Centros Educacionais do Distrito Federal, com resistências em forma de experiências pontuais a serem reveladas/potencializadas. Objetivos: analisar se os Projetos Pedagógicos de Cursos e as experiências docentes dos Centros Educacionais do Distrito Federal que implantaram o Projeto Mulheres Inspiradoras contemplavam o ensino da cultura afro-brasileira em perspectiva crítica, interseccional, multicultural e antirracista. Tratou-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo sequencial exploratória, delineada em duas etapas, com estudo de caso. A primeira etapa consistiu na análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das 15 escolas participantes, articulada à leitura crítica e indicativa dos livros adquiridos pela Secretaria de Educação do DF. Na segunda etapa, realizou-se o rastreamento de eventuais práticas pedagógicas de resistência entre 25 docentes participantes do projeto, mediante aplicação de questionário on-line. Os 15 PPPs analisados se distribuíram nas categorias: a- Práticas associadas ao Dia da Consciência Negra, sem maiores descrições, ou ausência de referências ao ensino da cultura afro-brasileira (n = 9; 60%); b- Presença de abordagens inovadoras pontuais (n = 4; 26,7%); c- Indícios de ensino antirracista estruturante (n = 2; 13,6%). Os livros adquiridos para as escolas apresentaram conexão com o ensino da cultura afro, com aplicabilidades para as práticas pedagógicas. Nos rastros do Mulheres Inspiradoras, a maioria das docentes (n = 18; 72%) investigadas continuou com práticas antirracistas e feministas em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1378920 - CLARICE APARECIDA DOS SANTOS
Externa ao Programa - 3466984 - DEBORAH SILVA SANTOS - nullExterna à Instituição - LUCIENE DE OLIVEIRA DIAS - UFG
Presidente - 2211402 - MARIA RAQUEL GOMES MAIA PIRES
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 15:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app25.sigaa25