Futuro desenhado: linhas, traços, palavras e ações na cocriação de uma escola democrática
Ação-Reflexão-Ação. Prospectiva Estratégica. Gestão Democrática na Escola. Educação do Futuro. Ação Pública
Este estudo visa analisar a importância da participação ativa da comunidade escolar na construção de políticas públicas educacionais, com foco nas percepções das crianças da Escola Classe 18 do Gama/DF. As contribuições espontâneas e imaginativas delas, oferecem um contraponto às respostas automatizadas de adultos/as que muitas vezes desconsideram suas necessidades reais e futuras. A pesquisa buscará entender como essas percepções podem orientar a gestão escolar a criar um ambiente democrático em todas as instâncias. A pesquisa será qualitativa, com aportes metodológicos da ARA - Ação-Reflexão-Ação, as ferramentas e concepções da prospectiva estratégica. Dessa forma, pretendemos estruturar ações dialogadas e estratégicas que promovam o protagonismo infantil por meio da participação e da criatividade como forma de garantir que a escola seja um espaço em constante movimento. Assim, esperamos que esta unidade de ensino evolua em resposta às demandas da sociedade contemporânea, bem como pense e desenhe a educação do futuro, que mesmo incerto e volátil precisa ser cocriado por todos e todas, em especial pelas crianças da educação básica. Considerando tais proposições como parte da ação pública, reconhecemos a escola como espaço de transformação social e locus privilegiado para a construção de uma escola democrática, onde não só as crianças aprendem, mas onde adultos e adultas possam também aprender com elas