Banca de QUALIFICAÇÃO: Vinícius de Oliveira Mota

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vinícius de Oliveira Mota
DATA : 27/06/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YzY1YTA1ZjItZDJhYS00MGNiLTg0YmMtYzUwYjQ3Nzk2

"Adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal: escuta, acolhimento e inclusão de suas múltiplas diversidades".

adolescentes, educação, trans, desenvolvimento humano, gênero.

O projeto de pesquisa investiga as experiências escolares e as narrativas juvenis de adolescentes trans (travestis, transgêneros e transexuais) na rede pública de ensino do Distrito Federal. A revisão de literatura aborda as transformações dos estudos sobre infância e adolescência, a perspectiva sociocultural das adolescências em Psicologia Cultural, a experiência subjetiva da transexualidade na adolescência e as normativas escolares brasileiras relacionadas a questões de gênero. A metodologia apresenta os procedimentos éticos e os procedimentos de construção e de análise das informações da pesquisa. O objetivo da pesquisa é levantar narrativas juvenis sobre como a realidade escolar vivenciada por estudantes adolescentes trans na rede pública local interfere em seus processos de ensino e aprendizagem e nas suas significações sobre a escola e sobre si mesmos(as)(es). Serão realizados um mapeamento geral estudantes trans no Distrito Federal, utilizando procedimentos de acesso à informação, e um levantamento de potenciais participantes da pesquisa junto às equipes pedagógicas, equipes de atendimento psicossocial e movimentos sociais que defendem os direitos de pessoas da comunidade LGBTIA+, por meio de preenchimento de questionário construído para a pesquisa. Serão convidados(as)(es) a participar de um grupo focal 6 a 12 adolescentes trans que estudam na rede pública local de ensino. O grupo seguirá uma condução semiestruturada, prezando-se pela participação ativa dos(as(es) adolescentes. Os dados serão tratados a partir da proposta de análise de núcleos de significação, envolvendo a leitura imersiva das narrativas juvenis, a construção de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação, e a análise entre os núcleos. As análises sistematizarão as significações dos(as)(es) adolescentes canalizadas culturalmente pelas relações que estabelecem com a comunidade escolar. Pretende-se ponderar criticamente sobre processos de inclusão/exclusão escolar vivenciados por adolescentes trans na rede pública de ensino local, de modo a construir subsídios para formação de educadores e para políticas públicas orientadas a sua garantia de direitos.

Presidente - 3577087 - TATIANA YOKOY DE SOUZA
Interna - 1863319 - CYNTHIA BISINOTO EVANGELISTA DE OLIVEIRA
Interna - 385.869.671-49 - NATALIA DE SOUZA DUARTE - UnB
Externa à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - IFRJ