Banca de DEFESA: RAYLLA ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYLLA ALBUQUERQUE SILVA
DATA : 13/10/2022
LOCAL: plataforma teams
"Mulheres SURDAS E CUIDADOS OBSTÉTRICOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM BASE NA BIOÉTICA HERMENÊUTICA”

“Surdez. Bioética. Pessoas com deficiência auditiva. Assistência à saúde. Obstetrícia.”

“A surdez é considerada uma deficiência “invisível”, uma vez que não mostra sinais externos. A perda auditiva, quando não adequadamente diagnosticada e tratada, pode trazer diversas repercussões para o indivíduo. A principal dificuldade relacionada à surdez se refere à comunicação, o que impacta diretamente nas demais áreas da vida. Esta pesquisa tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva da bioética hermenêutica, a experiência de mulheres surdas durante o cuidado obstétrico, no contexto da gestação e do parto, por meio de seus relatos realizados por questionário eletrônico. Foram recebidas, ao todo, 34 respostas ao questionário eletrônico disponibilizado via Google Forms. A amostra foi composta majoritariamente por mulheres entre 30 e 39 anos, brancas, com escolaridade de nível superior, com um filho e que possuem renda familiar entre quatro e vinte salários-mínimos. Portanto, trata-se de um grupo de participantes com uma condição socioeconômica privilegiada, a despeito da surdez. Embora haja dificuldades específicas associadas à surdez, o desfecho encontrado para o cuidado obstétrico recebido pelas mulheres surdas desta pesquisa é bastante similar ao de ouvintes, demonstrando que a escolaridade e condição socioeconômica é um fator protetor.

Externo à Instituição - PEDRO LOPES - UFRJ
Externa à Instituição - VÂNIA TIE KOGA FERREIRA - UNIFAP
Interna - 035.350.017-81 - ALINE ALBUQUERQUE SANT ANNA DE OLIVEIRA - NÃO INFORMADO
Presidente - 1771799 - NATAN MONSORES DE SA