Banca de QUALIFICAÇÃO: John Edinson Velasquez Vargas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : John Edinson Velasquez Vargas
DATA : 02/12/2022
LOCAL: meet.google.com/gks-ucxx-opu

“ ANÁLISE DESDE A PERSPECTIVA BIOÉTICA DA MIGRAÇÃO VENEZUELANA PARA BRASIL E COLÔMBIA.”

“ Venezuela, migração, Bioética,acesso saúde, acesso alimentação"

Introdução: A instabilidade política da Venezuela ao longo dos últimos anos levou a uma série de conflitos sociais, como a insegurança social, o desemprego, a fome, a falta de serviços públicos, a deterioração da educação e dos serviços de saúde. Por estas situações sociais, a população procura soluções e uma delas pode ser migração. Objetivo: Analisar as vulnerabilidades a que estão expostos os imigrantes venezuelanos no Brasil e na Colômbia na perspectiva da Bioética de Intervenção Metodologia: Estudo utiliza a abordagem mista, dado que é composto de duas fases: qualitativaquantitativa de natureza diversa, mas complementam-se, a fim de dar profundidade à análise, uma vez que as questões de pesquisa são complexas. A abordagem qualitativa o método que se utilizo para a análise das informações, foi o indutivo e dedutivo, já que por meio do método indutivo se possibilito uma imersão em cada uma das entrevistas, para encontrar as relevâncias individuas e comparar com as outras entrevistas essas relevâncias de conteúdo, gerando assim estruturas de sentido de essa experiencias de ser emigrante venezuelano no Brasil e na Colômbia. Durante o trabalho de campo foram utilizadas as seguintes técnicas para a recolecção e registro das informações: entrevistas individuais, observação em campo e notas de campo. Os dados foram processados por meio do software IRAMUTEQ versão 0.7 alpha 2. O qual permitiu auxiliar na organização e separação das informações, na análise dos dados textuais, para este estudo realizou-se a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Para os dados quantitativos, foi trabalhado com uma amostra de 244 sujeitos venezuelanos que foram entrevistados, 122 venezuelanos na Colômbia em Medellín e 122 venezuelanos no Brasil em Brasília, para a parte quantitativa, destes sujeitos 15 do Brasil e 20 da Colômbia participaram nas entrevistas qualitativas. Os dados quantitativos foram analisados com a utilização do software SPSS versão 25, foi realizado uma análise univariada para cada uma das variáveis sociodemográficas e de segurança alimentar, utilizando frequências absolutas e percentuais para compreender o comportamento das variáveis. Além disso, uma análise bivariada para explorar as diferenças entre a Colômbia e o Brasil nas variáveis do estudo, utilizando o Teste Qui-Quadrado de Independência com um nível de significância estatística <0,05 e o teste z para identificar as diferenças percentuais por coluna na tabela de contingência. Resultados: entre os principais achados encontrados foi que a maioria dos entrevistados não se sentia à vontade com os alimentos que tinham na Venezuela, as poucas condições de acesso e disponibilidade de consumo de alimentos, muitos destes expressaram percepções de fome e angústia na falta de alimento e essas situações levaram para procurar melhores condições de vida. Entre os principais resultados quantitativos que achei ao comparar os imigrantes venezuelanos da Colômbia e do Brasil, foi identificada uma diferença estatisticamente significativa no nível de escolaridade (p=0.000), com uma proporção maior de pessoas com um diploma universitário na Colômbia do que no Brasil. Por outro lado, verificou-se que a migração da Venezuela devido a conflitos políticos e sociais é uma razão mais frequente para a população pesquisada no Brasil do que na Colômbia (p=0,016), assim como para a insegurança (p=0,001). Nos tipos de assistência que recebem, há também diferenças nos imRiegsruamnteos(pdeoratcuogrudêos)c:om o país receptor, com mais assistência relatada para moradia na Colômbia e m“ ais para alimentação no Brasil (p=0,021). Na análise da escala da segurança alimentar, foi encontrada maior segurança entre os residentes da Colômbia, com diferenças estatisticamente significativas entre os dois países anfitriões (p=0,000).

Interno - 404492 - CESAR KOPPE GRISOLIA
Presidente - 466085 - PEDRO SADI MONTEIRO
Interno - 344.879.058-34 - VOLNEI GARRAFA - UnB
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 11:35