Corpofluxo: uma abordagem multidimensional do Corpo Cênico
Corpo cênico, Multidimensionalidade, Princípios de movimento, Estudos do corpo, Fluxo.
Esta dissertação explora a multidimensionalidade do corpo cênico através de um percurso conceitual que une olhares filosóficos e percepções sobre o corpo, os fluxos naturais e as transformações do corpo humano. O estudo busca compreender como essas dimensões interagem e se manifestam na prática cênica. Utilizo-me da Residência Rastros do EnDança, coordenada pelas artistas doutoras Márcia Duarte e Giselle Rodrigues em 2022, como um disparador de reflexões, para examinar como a investigação sobre o corpo pode ser enriquecida por uma abordagem multidimensional e pela percepção dos fluxos presentes na natureza. A residência, que representou um momento de intenso intercâmbio e aprendizado, me oportunizou reencontrar com as artistas, com quem já tinha convivido e trocado em outras oportunidades, reassimilando e re-elaborando saberes e princípios experimentados ao longo de uma década de práticas colaborativas. O estudo ainda evidencia como as práticas de movimento e a compreensão filosófica do corpo podem se entrelaçar, proporcionando possíveis perspectivas sobre a presença cênica e a transformação contínua do corpo em arte ou daquilo que escolho nomear como corpofluxo.