Teatro para bebês no Brasil: por uma reinvenção decolonial
Teatro para bebês. Decolonização. Bebês e suas culturas. Teatro brasileiro
Este estudo discorre sobre a poética cênica voltada para bebês e seus acompanhantes, desenvolvida no continente europeu a partir da década de 1980 e presente no Brasil desde meados dos anos 2000. Com especificidades cênicas construídas a partir de observações em creches e pesquisas das mais variadas áreas de conhecimento sobre bebês e seus acompanhantes em terras europeias, tal poética desembarca no Brasil influenciando inúmeros artistas. Contudo, como defendem vários pesquisadores das áreas da neurociência, antropologia e psicologia (a serem mencionados nesse estudo), os bebês possuem cultura, assim como seus cuidadores, que são cruciais para que os bebês se conectem com as apresentações. A partir dessa perspectiva, este estudo explicita uma tendência de procedimentos — desenvolvido por e para europeus — que vem se repetindo nas poéticas cênicas feitas para bebês e seus acompanhantes em algumas cidades brasileiras e questiona se esta prática deveria ser reinventada a partir das culturas brasileiras. Portanto, a reflexão desta pesquisa é: como podemos construir uma poética cênica em que bebês e seus acompanhantes brasileiros possam viver uma fruição duplamente poderosa: o pertencimento cultural e a experiência artística.