Banca de DEFESA: Gabriel Coelho Mendonça

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gabriel Coelho Mendonça
DATA : 17/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: TEAMS
TÍTULO:

Dramaturgia Cômico-Acrobática A Acrobacia em evidência


PALAVRAS-CHAVES:

Dramaturgia Cômico-Acrobática; Dramaturgias Acrobático Circenses; Risco; Acrobacia Cômica; Virtuose Acrobática.


PÁGINAS: 204
RESUMO:

O presente trabalho através da pergunta:Como faz um excêntrico acrobático para gerar risos através do movimento acrobático, e o que isso pode revelar sobre os números acrobáticos virtuosísticos?, investiga em um estudo de caso a Dramaturgia Acrobática Circense. Uma dramaturgia que provoca uma amálgama entre a Comicidade Circense e a Acrobacia Circense. O desenho da pesquisa nasce do levantamento das produções bibliográficas que cruzam os termos Dramaturgia, Acrobacia e Circo em seus títulos, resumos ou palavras-chaves. Esta revisão revela uma predominância de estudos acerca das Dramaturgias do Circo-Teatro e das Dramaturgias Cômico Circenses. Ambas trazem características comuns. Nas Dramaturgias Cômico Circenses a partir de um sucinto roteiro de ações se desenrolam uma jogo interativo e de improviso com a audiência. Já as Dramaturgias do Circo-Teatro, o jogo interativo e de improviso com a audiência parte de um texto, escrito para o Circo-Teatro ou adaptado de peças teatrais. As Dramaturgias Cômico Circenses se configuram em entradas, esquetes e reprises de palhaços. As Dramaturgias do Circo-Teatro trazem o palhaço como protagonista, ou com grande destaque. Já as publicações que se referem à Acrobacia Circense, para além de serem relevantemente menores, apresentam uma hegemonia de trabalhos que se debruçam sobre a criação de dramaturgias híbridas entre a Acrobacia Circense e outras linguagens das artes da cena. Em processos que buscam metaforizar, ressignificar ou ocultar o risco e a dificuldade acrobática. Tratando, assim, a acrobacia como um técnica subordinada a uma outra linguagem para a criação de dramaturgias que excluam os "adjetivos circenses". Este cenário acadêmico produz uma série de generalizações reducionistas acerca da Acrobacia Circense, demandando um estudo empírico a fim de ampliar o imaginário acadêmico acerca do fazer acrobático circense. A pesquisa revela uma dramaturgia na qual a partir de  roteiro acrobático se desenrolam uma série de jogos interativos e de improviso com a audiência. Uma dramaturgia que transita do cômico ao virtuosístico, e tem com força motriz o risco e a dificuldade acrobática. O estudo aponta para o fato de que a acrobacia faz piada. Afirmando que a acrobacia é linguagem com plasticidade suficiente para transitar entre o grotesco e o sublime. O estudo traça uma série de paralelos entre as Dramaturgias Acrobáticas Circenses e as Dramaturgias Cômicos Circenses, demonstrando que palhaços e acrobatas não são tão diferentes como a bibliografia costuma apresentar. Através desse paralelo, o trabalho propõe termos e conceitos como Vender o Truque, para o acróbata o equivalente ao conceito de Agradar para os palhaços. Propõe ainda, os conceitos de Jogo Acrobático Circense e de Tempo Acrobático Circense. Assim como a diferenciação entre os conceitos de Proeza Acrobática e Movimento Acrobático, onde o primeiro  conceito inclui o segundo, mas não se encerra nele.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3424516 - CESAR LIGNELLI
Interno - 2056165 - ALISSON ARAUJO DE ALMEIDA
Interna - 2329908 - SULIAN VIEIRA PACHECO
Externa à Instituição - CLÁUDIA REGINA GARCIA MILLÁS - UFRJ
Externo à Instituição - DANIEL DE CARVALHO LOPES - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 11:08
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