Infâncias imigrantes e refugiadas no ensino público do Distrito Federal: o acolhimento e a integração atravessados pelas Linguagens artísticas
Crianças imigrantes e refugiadas; Educação Infantil; Linguagens artísticas; Estudos da Performance; Ensino público - DF
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como escolas da infância da rede pública de ensino do Distrito Federal tem acolhido e integrado as crianças imigrantes e refugiadas, pensando os atravessamentos das Linguagens artísticas (grafismos, histórias, performances, narrativas, jogos e exercícios teatrais) nesses processos. O trabalho se qualifica como uma pesquisa etnográfico performativa, metodologia desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena, do qual faço parte. Esta abordagem prevê além da observação etnográfica, processos de co-criação artístico-pedagógicos. A pesquisa, ainda em andamento, está sendo desenvolvida em quatro escolas, sendo uma escola rural localizada na Regional de Ensino da Região Administrativa do Paranoá e três escolas urbanas localizadas na Regional de Ensino do Plano Piloto, com duas turmas de 1º Período e quatro turmas de 2º Período. Na pesquisa defendo que o protagonismo infantil, especialmente das crianças imigrantes e refugiadas, desenvolva-se por meio de práticas performativas e de exercícios envolvendo as Linguagens artísticas, as quais contribuem para que o acolhimento e a integração das crianças seja um caminho possível para ampliar as vozes delas e torne-se pauta essencial do Estado no desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas a esse público. No processo de pesquisa dialogo com autores da Educação, da Pedagogia do Teatro, dos estudos de gênero e/ou étnico-raciais e colegas da Rede Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação.