Banca de DEFESA: Alceu Paulo da Silva Neto

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alceu Paulo da Silva Neto
DATA : 21/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Teams
TÍTULO:

UMA BUSCA PELA TRANSCENOGRAFIA ATRAVÉS DE ATMOSFERAS
RECORRENTES

 


PALAVRAS-CHAVES:

transcenografia; atmosfera; cenografia; transcriação

 


PÁGINAS: 189
RESUMO:

Esta tese narra um passeio, uma busca por um novo termo, um conceito denominado
transcenografia. Ele é resultado da combinação do prefixo trans + cenografia com o
qual pretendemos, então, superar obstáculos epistemológicos dos termos utilizados
atualmente, face a possibilidade de uma proposta mais abrangente e condizente com
as práticas da área. O prefixo, por sua vez, é herdado de sua aplicação em um conjunto
de conceitos consolidados, cuja viabilidade é discutida em capítulos específicos,
relacionando com o assunto em questão e dentro de um âmbito específico: as atmosferas
recorrentes. A tríade de termos é composta por transmídia, transculturação/
transculturalidade e transcriação apoiados pelo “termo-atravessador” transdisciplinaridade.
A cada um deles é dedicado um capítulo permitindo sua conceituação,
desse modo viabilizando discussões acerca de excertos dos exemplos práticos forjando
um arcabouço teórico para, enfim, tecer a viabilização da alternativa para o campo
de limites indefinidos, no qual identificamos que a cenografia se encontra. Desse modo,
apresenta-se ao longo da pesquisa, de que maneira a transcenografia passa a habitar
em situações de atmosferas recorrentes. Ou seja, como o modo de sugestão, orquestrado
pela cenografia e seus componentes, seja mantido mesmo em produções
existentes em plataformas (mídias) distintas e realizadas com décadas de intervalo. O
termo proposto, transcenografia, evoca uma concepção de cenografia em constante
deslocamento e metamorfose, recebendo e emitindo fluxos de informações. Trata-se
de um movimento, é o entre, é o através. Ela pertence a todos os lugares, mas também
a lugar nenhum. Ela não impõe hierarquias, ela perde, doa, absorve, se transforma e
forma algo novo. A transcenografia é fruto do contato, do atrito e do deslocamento.
Como exemplos práticos para discussões direcionadas, selecionamos duas obras do
mainstream norte-americano e plasticamente robustas: Bettlejuice e Moulin Rouge,
além de outros exemplos em que dedicamos menor espaço, porém, de igual importância
de verificação entre teoria e prática. Almejando, assim, a aproximação da teoria
com a prática.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1354104 - ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
Interno - 3281384 - JOSE JACKSON SILVA
Externa à Instituição - FÁTIMA COSTA DE LIMA
Externa à Instituição - MARIA VALÉRIA BARBOSA - UNESP
Externa à Instituição - ROSANE MUNIZ ROCHA - CUBASP
Notícia cadastrada em: 21/07/2025 08:15
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