TEMPO-RITMO E O TEATRO MUSICAL: AS POSSÍVEIS RUPTURAS ENTRE O TEXTO FALADO E CANTANDO NO PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO “ISSO PASSA?”
Constantin Stanislavski. Jerzy Grotowski. Teatro musical. Tempo-ritmo. Processo criativo.
Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo desmembrados, desde a definição no dicionário Grove de música, até à encontrada no dicionário de teatro de Patrice Pavis. Na sequência, é feito um breve resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com a pesquisa de vários outros pesquisadores, como Jerzy Grotowski, Renato Ferracini e Jacyan Castilho, e como essas definições foram essenciais para a definição utilizada nesta pesquisa. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical “Isso Passa?”, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial.