Banca de DEFESA: Belister Rocha Paulino

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Belister Rocha Paulino
DATA : 20/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Ampliando o Movimento Expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais


PALAVRAS-CHAVES:

Dança-educação; Expressividade; Intercorporeidade; Imaginação; Performatividade


PÁGINAS: 377
RESUMO:

Partindo da afirmação de que a dança é um fenômeno da experiência vivida, o estudo defende o entrelaçamento e integração dos itinerários coreográficos com os sentidos, percepções, imaginação, criações e recriações que se apresentam aos sujeitos aquiescentes desta experiência, em contextos artístico-educacionais. O problema que emergiu de uma pesquisa baseada na prática, portanto performativa, destaca, que mesmo diante da realidade onde se percebe a inexistência de ações ou desentendimentos em torno da prática de dança no contexto da educação, permanece o desejo de superação da dança, enquanto prática comumente desvinculada da experiência e do entendimento do corpo, da totalidade do ser e da integração com o mundo das coisas e das pessoas. O estudo acredita, portanto, que inserir a dança no cotidiano da educação, para além das contribuições evidenciadas em orientações curriculares que destacam o desenvolvimento da corporeidade, dentre outras, é uma forma de permitir a experiência criadora e inventiva dos sujeitos. A partir de uma experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF, com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, a pesquisa no doutorado se inicia e se alarga com as proposições pedagógicas desenvolvidas neste processo investigativo em dança, com as intervenções do Ampliando o Movimento Expressivo - AME, vivenciado com alunos da disciplina de Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC e através de experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a coloca junto aos sujeitos da pesquisa. O estudo tem o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação coreográfica a partir das experiências e das poéticas expressivas do corpo, evidenciadas em práticas educacionais. O corpo, a imaginação e a palavra, formam os núcleos para análise das poéticas da pesquisa, destacadas nos neologismos da Poestesia, do Poetiver e do Poecitar, respectivamente. Cada poética é acompanhada de simbologias, verbos e abordagens filosóficas, principalmente relacionadas às percepções fenomenológicas de Merleau-Ponty e Gaston Bachelard, para entendimento dos processos criativos desenvolvidos. Assim, a Poestesia traz a imagem da árvore da vida para explicar a relação estesiológica entre corpo/espaço/movimento, o Poetiver tem na simbologia do papel o caminho para que a imaginação desvele as metáforas do movimento e o Poecitar toma o objeto livro para representar a capacidade performativa do corpo que recita e interpreta as palavras através de sua expressividade comunicativa. As três poéticas se entrelaçam na figura de Möbius para apresentar os itinerários coreográficos do Poamear e evidenciar os elementos que vão caracterizar as descobertas deste processo investigativo, sintetizadas na intercorporeidade, nas metáforas e na performatividade que instrumentos e práticas pedagógicas como o MAE/AME, a TEAC, a Bibliodance, a dança de papel e os cadernos/livros de palavras dançadas, ajudaram a promover nesta experiência de dança na educação. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de possibilidades criativas cresce e faz brotar outros sentidos da presença-ausência instaurada, assim como as artesanias para as quais o corpo se volta na construção de experiências com o movimento dançado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2056165 - ALISSON ARAUJO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - DIEGO PIZARRO - UFBA
Externo à Instituição - Marcos Ramon Gomes Ferreira - IFB
Externa ao Programa - 2223086 - PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA
Presidente - 2179856 - PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 11:32
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