Mundos de vida narrados por crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal
Infância. Narrativas. Educação Estética. Pesquisa com crianças. Covid 19.
A escola da infância é um espaço privilegiado para a difusão de saberes e fazeres literários, propiciando a experiência estética de crianças e adultos. Como professora da educação básica há 26 anos, e pesquisadora junto às crianças pequenas e suas narrativas orais, algumas inquietações surgiram: quais seriam as temáticas presentes nas narrativas do cotidiano de crianças pequenas em instituições educativas? Como se dariam as experiências estéticas vivenciadas pelas crianças pequenas nas práticas literárias em instituições educativas? Somadas a essas questões que me acompanhavam anteriormente, questionei ainda: como se dariam esses processos em um contexto pandêmico? Na busca por responder a essas perguntas, desenvolvo a presente tese, que tem como objetivo central compreender os mundos de vida de crianças pequenas por meio de suas próprias narrativas em instituições educativas do Distrito Federal. Para tanto, opto por uma escrita que articula saberes da Teoria Histórico-Cultural, da interface entre Estudos da Performance e Educação e das Ciências Sociais da Infância. O objetivo da tese se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: analisar como as crianças pequenas manifestam seus contextos sociais em situações narrativas cotidianas, de mediação de leitura e contação de histórias em instituições educativas; analisar as performances narrativas de crianças a partir das experiências estéticas vivenciadas e analisar produções simbólicas de crianças pequenas presentes na escola da infância em contexto pandêmico. A pesquisa empírica foi realizada com quatro turmas de 2º período compostas por crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos em quatro unidades escolares públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2 durante o ano letivo de 2021, delineada em uma abordagem etnográfica performativa por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e audiovisual da produção narrativa das crianças pequenas. Produzi com as crianças colaboradoras o livro Crianças Narradoras, com 57 performances narrativas das crianças pequenas, que foram categorizadas conforme os temas abordados: histórias de morte, histórias de família, histórias de não-humanos, histórias de seres encantados, histórias de pobreza, histórias de heróis e heroínas e histórias de machucados. Defendo que as narrativas das crianças pequenas evidenciam seus mundos de vida como prática performativa na escola da infância, a partir da materialidade das performances narrativas das crianças pequenas e dos relatos de episódios vivenciados no percurso empírico em diálogo com as autoras e os autores convidados para esta conversa sobre infâncias, narrativas e cotidianos pandêmicos.