A PARTICIPAÇÃO DE ATORES E ATRIZES PROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM MEDICINA Uma experiência em Brasília/DF
simulação realística; paciente simulado; humanização; ator; atriz.
Esta pesquisa artística tem como propósito investigar a participação de atores e atrizes profissionais e/ou com formação capacitada em artes cênicas, dentro do contexto da área de Simulação Realística em Medicina, como paciente simulado, a partir de estudos tanto nas áreas das artes cênicas, quanto nas áreas da saúde e educação. Nas artes cênicas a dissertação se baseia nos estudos de Raquel Júlio Mastey para comparar termos na área de medicina e contextualizar atores e atrizes na simulação realística; na dissertação de Emerson de Barros Rossini para relacionar situações de artistas dentro do contexto médico de ensino; e Eleonora Fabião para explicitar termos específicos desta área. Nos estudos sobre educação Adilson Ledubino e Letícia Fructuoso relacionam e destacam a importância da junção entre educação-médica e atuação. Nas áreas da saúde Marcelo Schweller, Saionara Nunes de Oliveira e Mateus Henrique Meska explanam o funcionamento das atividades dentro do campo da Simulação Realística em Medicina. A metodologia utilizada engloba revisão bibliográfica, uma análise qualitativa e comparativa de uma atividade prática de Treinamento em Simulação Realística (projeto de extensão), e a experiência pessoal e profissional da autora há sete anos no campo de atuação em Simulação Realística em Brasília. Os resultados e a conclusão alcançada ainda se encontram em andamento, assim como suas futuras implicações, visto que este é o trabalho de qualificação da dissertação.