Banca de DEFESA: Rayssa Medeiros Léda

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rayssa Medeiros Léda
DATA : 23/08/2023
LOCAL: plataforma teams

Cirurgia de facoemulsificação convencional versus facoemulsificação com laser de Femtosegundo: análise comparativa da Energia Cumulativa Dissipada e perda endotelial corneana em pacientes com catarata

Terapia a laser, lasers, extração de catarata, catarata

analisar se a cirurgia assistida pelo laser de femtosegundo cursa com menor Energia Cumulativa Dissipada (CDE) e menor perda de células endoteliais, quando comparada à cirurgia convencional. Pacientes e Métodos: trata-se de um ensaio clínico aberto, não-randomizado, quase-experimental conduzido em um centro, por um único cirurgião. Foram incluídos pacientes com catarata entre 50 e 80 anos, e os critérios de exclusão foram ceratotomia radial, trabeculectomia, implante de tubo de drenagem, transplante de córnea, vitrectomia posterior e reimplante de lente intraocular. No total, foram recrutados 298 pacientes entre Outubro de 2020 e Abril de 2021, e os dados coletados incluíram idade, sexo, lateralidade do olho, comorbidades oculares, comorbidades sistêmicas e CDE. Fez-se contagem das células endoteliais antes e após a cirurgia. Os pacientes foram divididos de acordo com o grupo convencional ou o grupo auxiliado pelo laser. Os pacientes da cirurgia com laser foram submetidos ao equipamento, e imediatamente após o tratamento, a cirurgia de facoemulsificação era realizada. No método convencional, utilizou-se a técnica “dividir e conquistar”. A análise estatística foi feita usando modelo linear de análise de covariância, usando SAS versão 9.4 (SAS Institute, Inc., 1999). Valores com p<0,05 foram considerados significativos. Resultados: foram analizados 132 pacientes no total. Os únicos preditores estatisticamente relevantes do CDE foram a severidade da Catarata(p < 0.0001) e idade maior≥75 anos (p = 0.0003). Os seguintes fatores não foram significativos: técnica com ou sem laser (p = 0.6862), sexo (p = 0.8897), Hipertensão Arterial Sistêmica (p = 0.1658) e diabetes (p = 0.9017). As cataratas grau 4 foram associadas à maior CDE que as de grau 3, que por sua vez tinham maior CDE que as de grau 2. A comparação da microscopia especular pré e pósoperatório com e sem laser não mostrou discrepância significativa. Conclusão: a cirurgia de catarata auxiliada pelo laser de Femtosegundo não reduziu o CDE ou a perda de células endoteliais comparada à cirurgia convencional independente da severidade da catarata.

Externo à Instituição - EDUARDO DAMOUS FONTENELE FEIJÓ - HOA
Externo à Instituição - FÁBIO FERREIRA AMORIM - ESCS
Interna - ***.774.921-** - LICIA MARIA HENRIQUE DA MOTA - UnB
Externa à Instituição - MARIZE LIMA DE SOUSA HOLANDA BIAZOTTO - CEUB