UMA ANÁLISE DOS ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS CONSUMIDORES DE VINHO DO DF E ENTORNO (BRASIL)
Compra; Vinícola; Competitividade; Comportamento do consumidor.
O vinho é um produto que apresenta uma natureza complexa, significando muitas vezes um símbolo de status social, possuindo assim um carácter ambíguo e contemporâneo, que explora culturas, história, identidade, socialização e valor, o que torna necessário a compreensão de como é o seu consumo e a sua percepção por parte dos consumidores. A percepção que os consumidores têm acerca do vinho são baseadas em seus atributos, e estes devem ser estudados pelas empresas vinícolas, lojas e mercados como forma de entendimento sobre o que o consumidor deseja e procura, assim saberão mais precisamente como e o que ofertar para cada segmento de clientes, obtendo assim uma vantagem competitiva concorrencial. No Distrito Federal e entorno (RIDE), têm surgido diversas vinícolas com produção destinada à população local e nacional. Esse estudo se propõe a identificar quais os atributos que são influenciadores na escolha do consumidor residente no Distrito Federal e entorno, quando compra uma garrafa/lata/box de vinho. A presente pesquisa se caracteriza por ser de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, o desenvolvimento se dá através da aplicação de um questionário Survey na plataforma Google Forms para coleção de dados. Para elaboração do questionário se usa o método conhecido como escala Likert, de cinco pontos e os resultados obtidos serão analisados através do coeficiente de alfa de Cronbach. Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que existe três segmentos de consumidores de vinhos residentes na região do DF e entorno, o primeiro segmento caracteriza-se como consumidores com certo grau de envolvimento, o segundo segmento os consumidores mostraram não ter nenhum envolvimento com o produto vinho, e consumi-lo com pouca frequência, e o terceiro segmento caracteriza-se por consumidores com características dos dois segmentos. Alguns dos atributos mais relevantes para os consumidores de vinhos do DF e entorno são a região de origem, conhecimento da marca, já ter degustado o vinho e a variedade da uva utilizada. Pode-se concluir que a pesquisa é útil para compreender o comportamento dos consumidores de uma região com grande potencial para cultivo de uva, seja produtivo ou turístico.