Percepções e convenções de qualidade na coordenação das compras locais da agricultura familiar para a alimentação escolar no Distrito Federal.
Qualidade da alimentação escolar. Percepções da qualidade. Convenções de qualidade. PNAE. Agricultura familiar. Compras locais.
A qualidade nutricional na alimentação escolar e agricultura familiar são importantes segmentos de políticas públicas, sendo que o foco do primeiro segmento recai sobre a qualidade de refeições ofertadas e consumidas, com vistas ao suprimento de necessidades nutricionais e melhoria do rendimento escolar, e, a ênfase do segundo aborda a garantia de renda e qualidade de vida de pequenos agricultores com trabalho predominantemente familiar. Internacionalmente a agricultura familiar tem fornecido, em especial, hortifrutis in natura para contextos escolares, contribuindo para a melhoria da qualidade da alimentação dos alunos. A qualidade é um conceito subjetivo, socialmente construído a partir das experiências, percepções e representações compartilhadas pelos atores em seus grupos de referência. Diferentes convenções de qualidade coordenam a atividade econômica no setor agroalimentar e, diante da sua acentuada importância por parte dos atores econômicos, instiga maiores esforços de pesquisas sobre as convenções de qualidade que coordenam as compras locais da agricultura familiar para a alimentação escolar. Este estudo teve como objetivo analisar como as percepções de diferentes atores sobre a qualidade dos alimentos fornecidos pela agricultura familiar local ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em um grande centro urbano, o Distrito Federal (DF), influenciam a coordenação dessa atividade econômica. Para tanto, optou-se pelo formato multipaper, desvelando, inicialmente, o estado da arte sobre a temática em tela, na esfera internacional e, por fim, o estudo de caso. Realizou-se uma análise bibliométrica de 2.042 artigos recuperados da Web of Science, utilizando o software CiteSpace versão 5.7.R2, além de uma revisão sistemática da literatura publicada nas bases Web of Science e Scopus, utilizando o protocolo Methodi Ordinatio, com um total de 30 artigos no portfólio analisado, e por fim de um estudo de caso no Distrito Federal, Brasil, com 35 atores da alimentação escolar. No estudo de caso realizou-se a análise de conteúdo das entrevistas com o apoio do software Iramuteq, à luz da teoria das convenções. Os resultados da literatura mostraram que a abordagem nutricional ainda é atual nas pesquisas, mas tem cedido espaço para outros aspectos. Quanto ao delineamento das pesquisas examinadas, adquirem especial relevância os estudos longitudinais, assim como a relação das compras locais da agricultura familiar para a qualidade da alimentação escolar, esta, mais concentrada na região Sul do Brasil. A literatura também aponta que as compras locais da agricultura familiar contribuem para a qualidade da alimentação escolar com alimentos nutritivos, frescos e pela proximidade produção-consumo, enquanto as aquisições dessa categoria geram renda para agricultores familiares, favorecendo o desenvolvimento local. No DF, as convenções de qualidade promoviam a democracia alimentar, conciliando várias perspectivas de coordenação, que, tanto mantinham, quanto modelavam as normas de qualidade do PNAE, acolhendo e negociando as percepções de múltiplos atores no processo de qualificação. Os elos produtor e consumidor compartilhavam mundos de coordenação em comum, mas os princípios evocados nem sempre eram iguais. Esta dissertação avançou na discussão ao identificar e analisar o estado da arte em âmbito internacional e, posteriormente, abordar as percepções de diferentes nós dessa cadeia curta, adotando a teoria das convenções, que ainda não havia sido aplicada com este objetivo. Adicionalmente, esta fornece subsídios aos planejadores do PNAE, além de apontar para uma agenda de pesquisas futuras, podendo ser relevante a leitura por agricultores, gestores públicos e das organizações da agricultura familiar, pesquisadores e estudantes.