Banca de DEFESA: Guilherme Almeida Machado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Guilherme Almeida Machado
DATA : 04/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online - https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ameeting_NzMwYTZiZTgtN2QxMi00MjJlLThkMz QtMDJj
TÍTULO:

AGENCIAMENTO SOCIOTÉCNICO NO MERCADO DE CERVEJA: PRÁTICAS ARTESANAIS NO DISTRITO FEDERAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado. Cerveja Artesanal. Agenciamento Sociotecnico, Práticas artesanais.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O mercado da cerveja artesanal traz implicações para o desenvolvimento econômico da indústria local em que está inserido. O crescimento das cervejarias artesanais surgiu nos Estados Unidos como uma resposta localizada às marcas obsoletas e gostos de macro-cervejarias, que se especializam no estilo americano padrão da pale lager. Ao contrário da cerveja produzida em massa, a cerveja artesanal surge como um produto baseado na experiência e simbolismo em vez de um produto utilitário, e cuja principal motivação para bebê-la parece ser a busca de autenticidade. As cervejas artesanais buscam oferecer um produto emaranhado de elementos de diferenciação. Esse construtivismo de mercado ou performatividade de mercado ajuda a entender como se dá a interação entre os atores (cervejeiros, consumidores, ferramentais e narrativas) com base no agenciamento sociotecnico, proposto por Michel Callon. Embora haja importancia econômica no mercado de cervejas artesanais, pouco se tem estudado sobre como se dá o agenciamento no mercado de cerveja artesanal. Esse estudo busca caracterizar o agenciamento sociotécnico no mercado de cervejas baseado nas práticas artesanais. Com base em entrevistas com 09 cervejarias brasilienses, esse trabalho aborda as seguintes temáticas: as práticas artesanais no mercado de cerveja; mapeamento e caracterizarização dos diferentes agenciamentos sociotecnicos na construção do mercado de cerveja artesanal. Para tanto, foi usado método de pesquisa qualitativo (entrevistas) e uso de software gratuito para análise de dados textuais. Como resultado dessa pesquisa, identificaram-se as práticas artesanais implementadas pelos cervejeiros, a visão que os produtores demonstraram sobre a cerveja artesanal enquanto produto de luxo, e a existencia de vários mercados de cerveja artesanal, devido à plasticidade que o mercado demonstra. As implicações do estudo vão na direção do melhor entendimento sobre as práticas artesanais no mercado de cervejas artesanais e sugestão de políticas públicas para o setor no DF.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2267567 - ARMANDO FORNAZIER
Interno - 2727934 - FABRICIO OLIVEIRA LEITAO
Presidente - 1856618 - KARIM MARINI THOME
Externo à Instituição - THIAGO MOREIRA DE CARVALHO - UnB
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 17:39
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