UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COMPRADOR – FORNECEDOR NA GESTÃO DA QUALIDADE DA TILÁPIA CONSUMIDA NO DISTRITO FEDERAL
Aquicultura. Relação comprador-fornecedor. Tilápia. Distrito Federal.
O agronegócio brasileiro tem demonstrado, ao longo dos anos, uma significativa importância para o desenvolvimento do país. Dentro do agronegócio, a aquicultura, atividade agropecuária, encontra-se em amplo crescimento e vem ganhando espaço nos últimos anos. Em meio as diversas espécies produzidas, a tilápia se destaca como a mais produzida nacionalmente, contribuindo para que o Brasil alcance o 4º lugar no ranking mundial dos maiores produtores dessa espécie. Devido à significativa importância da espécie e ao potencial mercado consumidor de pescado, esta dissertação tem por objetivo analisar a relação comprador-fornecedor na gestão da qualidade da tilápia consumida no Distrito Federal. Esta pesquisa caracteriza-se como aplicada e descritiva e faz uso de recursos de pesquisa qualitativa. Como método de pesquisa, aplicou-se 12 entrevistas semiestruturadas em peixarias e restaurantes no Distrito Federal, em seguida promoveu-se a triangulação entre os dados das entrevistas e os dados dos roteiros de observação não participante de caráter presencial e na internet, previamente obtidos, que resultou na caracterização das operações de serviços das peixarias e restaurantes (compradores) com seus clientes, na compreensão do relacionamento dos compradores com o seu principal fornecedor de tilápia e na identificação dos principais fatores de relacionamento e práticas de gestão da qualidade que são priorizados pelos compradores e sua relação com o seu principal fornecedor. Os resultados indicam que uma parceria bem-sucedida, do ponto de vista dos compradores, é altamente influenciada quando existe confiança, compromisso e comunicação, fazendo com que os compradores se tornem satisfeitos com a relação e queiram manter um relacionamento a longo prazo com o seu principal fornecedor de tilápia. Adicionalmente, este estudo reconhece que um relacionamento bem-sucedido, direcionado para um relacionamento duradouro e de longo prazo, contribui para que os fornecedores se esforcem em adotar práticas de gestão da qualidade, por meio de uma melhoria contínua para a qualidade da tilápia e serviços prestados e no atendimento às especificações previamente acordados com a empresa compradora.