O NEGÓCIO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: ESTUDO MULTICASO NAS FEIRAS ORGÂNICAS DO DISTRITO FEDERAL
Agricultura Familiar; Agricultura Orgânica; Mercado; Feiras; PANC.
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) apresentam relação estreita com agricultores e comunidades tradicionais, apresentando-se como tema de imenso potencial para ser explorado nas mais diversas áreas de pesquisa, uma vez que possuem grande importância para a subsistência dos indivíduos, principalmente em situação de vulnerabilidade econômica. Neste sentindo, as PANC se inserem como um recurso natural promissor, com diversos benefícios à saúde. O presente estudo teve como objetivo prospectar informações sobre a presença das plantas alimentícias não-convencionais em feiras orgânicas do Distrito Federal, com a finalidade de contribuir com a difusão do conhecimento sobre estas espécies, com o incremento da diversidade na dieta e com o dinamismo da economia local. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo e multicaso. Foram visitadas 20 feiras e entrevistados 24 produtores/feirantes em diferentes regiões administrativas do DF. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas de forma presencial. Foram levantadas informações sobre o perfil do feirante, características da atividade, bem como a percepção dos entrevistados sobre a atividade. Cerca de 80% dos entrevistados conheciam o termo PANC. Para a maioria, o conhecimento vem desde a infância, principalmente repassados pelos avós. Entre as PANC mais conhecidas e consumidas estão: ora-pro-nóbis, taioba, peixinho e beldroega. Verificou-se que 88% dos entrevistados produzem as PANC em suas propriedades e afirmam que elas representam ganho econômico significativo, gerando renda extra para a família. A oferta só não é maior por falta de conhecimento tanto de produtores, quanto de consumidores. Foi observada a necessidade de divulgação das espécies e da importância nutricional e social junto à sociedade.