Banca de DEFESA: Luiz Gustavo Piroli Cabral

DISCENTE : Luiz Gustavo Piroli Cabral
DATA : 29/11/2022
LOCAL: fav

Teste de segurança da utilização endovenosa de células-tronco mesenquimais alogênicas em gatos domésticos

felinos

células-tronco

segurança

Ao longo dos anos, os felinos têm conquistado cada vez mais aceitação como animais de estimação, o que se reflete no crescimento da população desses pets (RECHE JUNIOR 2018). A utilização de células-tronco, também chamada de terapia celular, possui grande potencial de aplicabilidade para doenças felinas, porém ainda há várias questões a serem respondidas com relação à sua utilização, inclusive sobre a sua segurança (QUIMBY 2018). Dessa forma, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar a segurança da utilização de células-tronco mesenquimais (CTMs) halogênicas por via endovenosa através da monitoração de parâmetros físicos (coloração de mucosas, exame dos linfonodos, frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal) e hematológicos de um grupo de 8 gatos hígidos.  As aplicações foram realizadas no ambulatório da Clínica Escola de Medicina Veterinária da Faculdade FACISA para acompanhamento de possíveis reações adversas. Dentre os parâmetros físicos avaliados previamente e ao longo do estudo, não foram observadas alterações relevantes. Quanto aos parâmetros hematológicos, os resultados indicam que na primeira semana o único parâmetro cuja média apresentou uma redução significativa foi a Fosfatase Alcalina. Duas semanas após a aplicação de CTM três parâmetros apresentaram uma redução significativa da média em relação aos níveis observados antes do início do experimento, os quais são Hematócrito, Hemoglobina e Creatinina. Após 3 semanas da aplicação das CTMs, todos os parâmetros  retornaram a níveis próximos aos valores originais. O presente estudo aponta para a segurança de utilização de CTMs alogênicas por via endovenosa em felinos na dose estabelecida.

Presidente - 1765666 - FABIO HENRIQUE BEZERRA XIMENES
Interna - 3000776 - LIRIA QUEIROZ LUZ HIRANO
Externa à Instituição - Hilana dos Santos Sena Brunel
Notícia cadastrada em: 23/11/2022 08:27