Do Abstrato ao Concreto: Uma Ferramenta para Implementação de Requisitos Éticos em Inteligência Artificial através de Histórias de Usuário
Ética, Ética em Inteligência Artificial, Engenharia de Requisitos, Requisitos Éticos, Aprendizagem de Máquina, Desenvolvimento de Software.
\textbf{Contexto:} Nos últimos anos, o campo da inteligência artificial passou por um processo de expansão notável, tanto na academia como na indústria. Este crescimento pode ser observado de várias formas, incluindo o desenvolvimento de tecnologias mais complexas, o aumento do investimento, uma maior atenção dos meios de comunicação social e a expansão das suas áreas de aplicação. No entanto, este avanço deu origem a questões éticas que estão sendo uma questão de crescente preocupação social, como o enviesamento de sistemas, aplicações danosas, entre outros.
\textbf{Objetivo:}
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral do estado atual das soluções práticas para o desenvolvimento ético de sistemas baseados em IA em todas as fases do ciclo de vida de um sistema de software. Pretendeu-se também desenvolver uma ferramenta que operacionalize a tradução de requisitos éticos de alto nível em histórias de usuário éticas.
\textbf{Método:}
Para atingir este objetivo, este estudo baseou-se na metodologia \textit{Design Science Research}, que produziu três resultados até ao momento. Inicialmente, na fase de consciência do problema, foi atualizada a revisão sistemática da literatura desenvolvida por Cerqueira. Posteriormente, na fase de sugestão, a ferramenta proposta foi formulada como um sistema que traduz requisitos éticos em histórias de usuário éticas. Finalmente, na fase de desenvolvimento, foi implementada a primeira versão da ferramenta.
\textbf{Resultados:} No total foram identificados 38 estudos primários. Dentre estes estudos, a maior parte (63\%) propõe uma solução prática para facilitar a aplicação de ética em IA, mas ainda existe uma lacuna entre teoria e prática no que se diz sobre ética em IA. Além disso, foi também compilada uma lista com 26 dos principais princípios éticos que foram discutidos na literatura. Foi também proposta e desenvolvida a ferramenta \textit{Requirements to US}, que utiliza histórias de usuário, princípios éticos em IA e modelos de LLMs para promover a integração da ética em IA durante a fase de Engenharia de Requisitos.
\textbf{Conclusão:} Os resultados do processo de treinamento do modelo indicam que sua utilização é viável para possibilitar a prática de ética em IA durante os estágios iniciais do ciclo de vida do software. Consequentemente, os resultados preliminares indicam que a ferramenta facilita a integração da teoria e prática, preenchendo assim uma lacuna existente no atual conjunto de aplicações práticas.