Banca de DEFESA: Elton Sarmanho Siqueira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Elton Sarmanho Siqueira
DATA : 14/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Multiuso CIC
TÍTULO:

Uma Abordagem Automatizada para Estimar a Experiência do Jogador em Eventos de Jogo usando Sinais Psicofisiológicos


PALAVRAS-CHAVES:

Telemetria, Emoções, Experiência do Jogador, Sinais Psicofisiológicos,
Expressão Facial


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Como os jogos eletrônicos emergem como uma das maiores formas de entretenimento
no mundo, ocorre a necessidade de uma melhor compreensão da experiência do jogador.
Assim, os estudos sobre esse tema crescem exponencialmente e concentram-se no desen-
volvimento de procedimentos para o aperfeiçoamento de diversos aspectos do jogo, como
o game design, que impactam diretamente na interação do jogador com jogo.
Existem diversas abordagens para avaliar a experiência do jogador, dentre elas, temos
as avaliações tradicionais que utilizam autorrelato, observação direta, questionário e
gravação de vídeo, outras mais sofisticadas, como os métodos psicofisiológicos, que uti-
lizam biosensores e processamento de imagens. Este último método, vem ganhando força
no ambiente acadêmico uma vez que abre espaço para diversas linhas de estudo, at-
ualmente vem contribuindo com resultados que mostram uma melhor compreensão da
experiência do jogador. As avaliações tradicionais geralmente utilizam amostras peque-
nas de participantes e alguns estudos mostram que nem sempre é possível capturar a
verdadeira ou real experiência do jogador durante uma sessão do jogo, principalmente
quando a sessão é extensa. Nesse caso, o emprego das avaliações usando métodos psicofi-
siológico vêm reduzir alguns problemas existentes da avaliação tradicional. Desta forma, o
valor do presente estudo compreende em um processo que avalia a experiência do jogador
adotando um modelo de predição com uso de redes neurais que utiliza um dataset afetivo
derivado dos dados psicofisiológicos (EDA, BVP e expressões faciais) dos participantes
do experimento. Além disso, este estudo compara os resultados gerados pelo modelo pro-
posto com o modelo de autorrelato do participante, com a finalidade de verificar se ambos
os resultados possuem concordância e se o modelo desenvolvido viabiliza uma nova forma
de avaliar a interação do jogador com jogo.
No geral, esta pesquisa identifica a avaliação da experiência do jogador usando da-
dos psicofisiológicos como uma abordagem distinta e robusta. O autor propõe algumas
recomendações para empregar esta abordagem ao lado da avaliação tradicional, criando
uma abordagem híbrida. Entretanto, existem algumas limitações para o uso da avaliação
psicofisiológica em termos de seus custos financeiros, processamento e execução. Por fim,
a metodologia empregada nesse trabalho junto com seus resultados apresentam uma nova
contribuição para as pesquisas relacionadas ao processo de avaliação da experiência do
jogador.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA GORSKI TREVIZAN - UFF
Externo à Instituição - ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA - UFF
Presidente - 356930 - RICARDO PEZZUOL JACOBI
Externo ao Programa - 2520958 - TIAGO BARROS PONTES E SILVA
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 15:38
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09.sigaa09