ProjPlag: Uma Aplicação para Auxiliar o Processo de Detecção de Plágio em Cursos Introdutórios de Programação
Ensino de programação, código fonte, detecção de plágio, moodle
Este trabalho apresenta a aplicação ProjPlag desenvolvida para auxiliar o professor a identificar alunos suspeitos de plágio em códigos fontes em uma disciplina introdutória de programação. Para criar a aplicação, foi feita uma análise das ferramentas de detecção de plágio Moss e JPlag e dos dados dos alunos extraídos da plataforma de ensino Moo- dle, isso permitiu aprender mais sobre o perfil de alunos que copiam códigos e, com base nisso, é possível traçar estratégias voltadas a reduzir a ocorrência dessa prática. A apli- cação foi então desenvolvida com a funcionalidade de gerar relatórios integrando os dados disponíveis. Esses relatórios contêm percentuais de similaridades entre códigos, notas, padrões de desenvolvimento e padrões de envio dos trabalhos, para uso pelo professor. O ProjPlag também foi testado na automatização da identificação de alunos que plagiaram, apresentando uma taxa de acerto de 90%. Pesquisas futuras podem ser feitas aumentando o volume de dados e aperfeiçoando sua coleta.