Banca de DEFESA: Paulo Victor Gonçalves Farias

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Victor Gonçalves Farias
DATA : 22/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Proposta de um Protocolo de Disseminação de Mensagens em Redes Veiculares Ad Hoc para Aplicações Sensíveis à Acurácia de Posicionamento


PALAVRAS-CHAVES:
redes ad hoc, redes veiculares, transmissão de mensagens, potência de transmissão
 
 

PÁGINAS: 84
RESUMO:

As aplicações para prevenção de acidentes em Redes Veiculares Ad Hoc (VANETs) desempenham um papel importante para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Seu funcionamento depende de requisitos rígidos relacionados a acurácia de posicionamento dos veículos. Para atender essas restrições, as aplicações exigem o envio frequente de mensagens periódicas, também conhecidas como beacons, contendo a posição geográfica, velocidade e direção do veículo. Em cenários de tráfego denso, a alta taxa de envio de beacons somada a difusão descoordenada de outras mensagens pode ocasionar em uma congestão na rede. Durante a congestão, o canal de transmissão se torna saturado, aumentando a perda de pacotes por erros ou colisões, bem quanto o atraso de entrega das mensagens. Vários trabalhos têm sido propostos para aliviar a congestão em redes veiculares, porém a maioria não considera a perda de acurácia de posicionamento que pode ocorrer como efeito colateral das estratégias usadas. Este trabalho contribui com um estudo sobre as limitações do canal de transmissão em redes veiculares, bem quanto uma definição detalhada do problema de congestão. Propõe-se um novo protocolo para a disseminação de mensagens em VANETs chamado APGP. O APGP utiliza uma arquitetura de três módulos para controlar a congestão causada por beacons, monitorar os veículos vizinhos e realizar o envio das mensagens de alerta. A proposta utiliza uma abordagem com ajuste de potência de transmissão para o envio de mensagens para grupos de vizinhos chamados de grupos geocast e um ajuste de taxa de envio de mensagens baseado na predição de posição feita localmente. O APGP foi implementado em um ambiente de simulação de redes veiculares e testado sob um cenário veicular urbano. Os resultados indicaram que a proposta conseguiu melhorar a taxa de recepção de pacotes, bem quanto reduzir o atraso de entrega e a taxa de ocupação do canal quando comparado a outros trabalhos relevantes. Por fim, constatou-se que o APGP conseguiu atender aos requisitos de acurácia de posicionamento das aplicações para veículos mais próximos, em detrimento de veículos localizados em regiões mais distantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1489499 - JACIR LUIZ BORDIM
Interno - 1923196 - EDUARDO ADILIO PELINSON ALCHIERI
Interno - 1613634 - MARCELO ANTONIO MAROTTA
Externo à Instituição - JO UEYAMA
Notícia cadastrada em: 14/09/2023 10:44
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