Banca de QUALIFICAÇÃO: Thiara Dias Café Alves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiara Dias Café Alves
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Existe associação entre desempenho dos membros superiores, fadiga e qualidade de vida em indivíduos com esclerose múltipla? Um estudo transversal

Extremidade Superior – Esclerose Múltipla – Qualidade de vida – Fadiga

Introdução: As alterações nas funções dos membros superiores em indivíduos com esclerose múltipla são prevalentes e apresentam-se como queixa comum e limitante da execução das atividades básicas e instrumentais de vida diária, reduzindo a qualidade de vida. Objetivo: Descrever o desempenho de MMSS, a qualidade de vida e a percepção de fadiga em pessoas com esclerose múltipla e identificar as possíveis relações entre desempenho dos membros superiores qualidade de vida e fadiga. Métodos: Estudo transversal descritivo, amostra não probabilistica e por conveniência,composta por dois grupos, grupo de pessoas com esclerose múltipla, de ambos os sexos e idade entre 18 e 60 anos e o segundo grupo indivíduos saudáveis, pareadas por idade e sexo. O recrutamento será por meio de contato junto a associações de pessoas com EM e ampla divulgação, com cartazes e folders, em serviços de saúde.A avaliação será realizada individualmente, incluirá dados sociodemográficos; desempenho dos membros superiores utilizando o instrumento TEMPA que é composto por oito tarefas padronizadas, que simulam atividades cotidianas pontuados através do somatório do tempo gasto; qualidade de vida utilizando o teste DEFU composto por seis domínios: mobilidade, sintomas, estado emocional, satisfação pessoal, pensamento e fadiga, situação social e familiar com escores que variam de 0 a 176; e a fadiga com instrumento MFIS que possui 21 itens e determina os efeitos da fadiga em fatores cognitivo, físico e psicossocial sua pontuação varia de 0 a 84. A aplicação dos instrumentos será aleatorizada para cada participante. As análises estatísticas serão realizadas por meio de medidas descritivas para caracterização da amostra. Para comparação das médias entre os grupos será utilizado o Teste t-student ou similar não paramétrico. Será utilizada regressão linear múltipla, ajustada para as variáveis sexo e duração da doença para determinar a possível influência do desempenho dos membros superiores sobre qualidade de vida e também sobre a fadiga.Resultados preliminares: De maio a outubro de 2022, 11 individuos foram incluidos no estudo. A idade média dos participantes foi de 35,73±9,76 a média da escolaridade foi de 16 ± 2,36 anos de estudo e a média do tempo de diagnóstico de foi de 6,6 ± 4,58. O teste de correlação de pearson demonstrou que há uma correlação negativa entre o desempenho no teste de membro superior e qualidade de vida (r=-0,024) e correlação positiva entre membros superiores e fadiga (r=0,27). Além, disso, maiores pontuações em fadiga implicam em menores índices de qualidade de vida (r=-0,46).

Externo à Instituição - CARLOS BERNARDO TAUIL - SESDF
Presidente - 1952930 - FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS MENDES
Externa ao Programa - 1999736 - LETICIA MEDA VENDRUSCULO FANGEL
Externo ao Programa - 1734805 - OSMAIR GOMES DE MACEDO