Banca de DEFESA: Pâmela Mayara de Oliveira

DISCENTE : Pâmela Mayara de Oliveira
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Plataforma teams - link disponível na página do programa

"COMPETÊNCIA ALIMENTAR E ASPECTOS RELACIONADOS À DIETA ISENTA DE GLÚTEN DE BRASILEIROS ADULTOS COM DESORDENS RELACIONADAS AO GLÚTEN"

“competência alimentar; validação do questionário; distúrbios relacionados ao glúten; dieta sem glúten”

Introdução: As desordens relacionadas ao glúten (DRG) (doença celíaca; glúten ataxia; dermatite herpertiforme; sensibilidade ao glúten não celíaca, dentre outras) atingem cerca de 10% da população mundial e ainda possuem como único tratamento a dieta isenta de glúten (DIG). A DIG representa um grande desafio para as pessoas que a tem como tratamento e limita as escolhas alimentares, podendo influenciar a competência alimentar (CA) do indivíduo. A competência alimentar é definida como uma abordagem intraindividual para a alimentação, comportamentos e atitudes relacionadas à alimentação, com resultados biopsicossociais positivos e está associada a práticas alimentares saudável. Dadas as características da DRG e seu tratamento totalmente associado à alimentação estabeleceu-se duas hipóteses (i) indivíduos com DRG tem maior competência alimentar que a população geral e (ii) que indivíduos que aderem à dieta sem glúten tem maior competência alimentar (CA) que os que não aderem ao tratamento. Objetivo: Avaliar a competência alimentar e aspectos relacionados à dieta isenta de glúten de brasileiros adultos com desordens relacionadas ao glúten. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, conduzido em três etapas: (i) elaboração e validação de questionário para avaliar as dificuldades apresentadas por indivíduos com DRG e sua adesão à dieta; (ii) aplicação virtual do instrumento final autoreferido, composto por 40 itens (dados sociodemográficos, questionário para avaliar as dificuldades apresentadas por indivíduos com DRG e sua adesão à dieta e questionário de avaliação de competência alimentar - ec-SI2.0™BR) em Brasileiros adultos com DRG; (iii) análise estatística dos dados. O instrumento foi aplicado em todo o território nacional por meio da plataforma GoogleForms® de 14 de fevereiro de 2022 a 30 de março de 2022. O recrutamento ocorreu por meio das redes sociais (e-mails, grupos do Facebook, WhatsApp e Instagram).Resultados: O questionário sobre adesão e dificuldades em seguir a dieta isenta de glúten apresentou boa reprodutibilidade e consistência interna (kappa >0.6 e concordância absoluta >=70%). O instrumento completo foi aplicado e obteve-se um total de 1.030 respostas válidas. A maioria dos participantes era do sexo feminino, com idade igual ou superior a 40 anos, renda > R$ 3.000,00 e escolaridade elevada. A principal dificuldade em relação à adesão à DIG foi o alto custo dos alimentos sem glúten. Indivíduos com menos de 40 anos apresentaram escores de CA mais baixos, sem diferenças entre homens e mulheres. O aumento do status socioeconômico, escolaridade e práticas culinárias aumentaram a pontuação total de CA. Os participantes que “nunca/quase nunca” se sentiram socialmente julgados por causa de sua dieta tiveram pontuações mais altas para CA total. Os indivíduos com DRG considerados comedores competentes (EC ≥ 32) eram, em sua maioria, indivíduos com idade ≥ 40 anos; com renda > R$ 3.000; que seguiam o tratamento; satisfeitos com os produtos sem glúten adquiridos; que consumiam produtos sem glúten preparados em casa; que não se sentiam julgados por causa do DRG e que sentem que podem viver uma vida normal com DRG. Conclusão: Indivíduos com DRG apresentaram maiores escores de competência alimentar que a população geral brasileira. A adesão à DIG foi associada a um aumento da pontuação total de CA. Maior insatisfação com produtos sem glúten foi associada a escores mais baixos de CA. Esses achados reforçam a necessidade de maior atenção ao desenvolvimento de CA em indivíduos com DRG por meio de estratégias de educação nutricional, política e intervenção social que permitam que lidem com facilidade com a DRG e seu tratamento.

Interna - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Externa à Instituição - PRISCILA FARAGE DE GOUVEIA - UFG
Presidente - 2489028 - RENATA PUPPIN ZANDONADI MAGALHAES
Externa à Instituição - VIVIANI RUFFO DE OLIVEIRA - UFRGS