Banca de DEFESA: Síntia Almeida Santana

DISCENTE : Síntia Almeida Santana
DATA : 31/01/2023
LOCAL: Aguardando informação do local

" Caracterização, aceitabilidade e adesão das preparações de cardápios por escolares dos Programas de
Alimentação Escolar "

“ Programa de alimentação escolar; estudantes; consumo alimentar; aceitação ”

“ A alimentação escolar estimula a adoção de hábitos alimentares saudáveis, favorecendo a aprendizagem, o rendimento escolar e prevenindo a obesidade e desnutrição. Para tanto, além do fornecimento adequado de nutrientes, deve-se avaliar, compreender e garantir a boa aceitação dos cardápios escolares, conforme as recomendações dos Programas de Alimentação Escolar (PAEs) existentes no mundo. Nesse sentido, a aplicação contínua de ferramentas capazes de entender a dinâmica entre a oferta e o consumo das preparações desses cardápios devem ser estimuladas. Esse estudo tem por objetivo identificar os métodos de avaliação sensorial e de aceitação dos cardápios escolares dos Programas de Alimentação Escolar nos diferentes países e analisar a aceitação dos cardápios oferecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, realizouse uma revisão sistemática acerca dos métodos de avaliação sensorial e de aceitação dos cardápios escolares dos PAEs nos diferentes países, por meio de estratégias de busca específicas para Pubmed, Lilacs, Web of Science, Scopus e Embase, Google Scholar e ProQuest Global; e um estudo de caráter transversal e exploratório sobre a análise da aceitação das preparações de cardápios ofertados no lanche pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) do Distrito Federal por meio dos métodos de escala hedônica e índice de adesão, constantes no Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. Um total de 84 estudos preencheram os critérios de inclusão da revisão sistemática e foram analisados. Os países que apresentaram o maior número de estudos foram o Brasil (n = 40), Coréia (n = 13) e Estados Unidos (n = 12). O método mais utilizado foi a escala hedônica/Likert de 2,3,4,5,6,7 e 9 pontos (70,23%; n = 59), com maior prevalência para a escala de 5 pontos (51,19%; n = 43). Os outros métodos foram fórmulas matemáticas e/ou estimativa visual avaliando o consumo alimentar e os restos (desperdício nos pratos ou resto ingestão) em 33 estudos (39,28%), questionários e/ou entrevistas com questões objetivas e/ou subjetivas em 38 (45,23%) e a metodologia qualitativa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) em 1 (1,19%). Os métodos foram utilizados isolados ou em combinação. Uma amostra de 57 cardápios dos lanches da alimentação escolar foi avaliada por 2.985 alunos das 13 escolas públicas do DF. Quanto à avaliação por escala hedônica, treze cardápios (22,80%) apresentaram o índice de aceitabilidade (percentual de aceitação) ≥ 85%, e para o índice de adesão, dezenove (33,33%) e vinte e sete (47,36%) cardápios atingiram um índice de adesão alto e médio, respectivamente. Concluiu-se que, a maioria das preparações dos cardápios do lanche das escolas visitadas não é aceita e não tem adesão. O método mais utilizado pelos PAEs no mundo é a escala hedônica/Likert, provavelmente devido ao seu baixo custo, simplicidade, facilidade de elaboração, rapidez de aplicação e maior possibilidade de compreensão do aluno. Novos estudos são necessários envolvendo métodos de escala numérica adaptados ao público-alvo. Assim, será possível avaliar continuamente os cardápios ou alimentos fornecidos pelos programas de alimentação escolar e comparar dados científicos mundiais. ”

Interna - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Presidente - 2330787 - RAQUEL BRAZ ASSUNCAO BOTELHO
Externa ao Programa - 1041108 - VIVIAN SIQUEIRA SANTOS GONCALVES
Externa à Instituição - VIVIANI RUFFO DE OLIVEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 27/12/2022 11:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11_Prod.sigaa05