Banca de DEFESA: Rafaella Dusi de Souza

DISCENTE : Rafaella Dusi de Souza
DATA : 30/06/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Competência alimentar e divisão de responsabilidades na alimentação: um estudo com responsáveis pela alimentação de crianças no Brasil"

“_alimentação infantil; divisão da responsabilidade na alimentação; competência alimentar; crianças brasileiras; cuidadores”

“_A divisão de responsabilidades na alimentação (sDOR) é um modelo que se baseia na divisão de tarefas entre cuidadores e crianças. Ele postula que os cuidadores fornecem estrutura e suporte sem limitar o poder de escolha ou a autonomia da criança para comer, e que os hábitos alimentares dos cuidadores servem de exemplo para que as crianças tenham uma alimentação saudável. A alimentação saudável é parte crucial do crescimento e desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. É importante que os responsáveis pela alimentação adquiram conhecimento sobre alimentação adequada e que haja suporte para a autonomia da criança em relação à alimentação. Neste sentido, verifica-se a importância da competência alimentar dos responsáveis nos hábitos alimentares da criança, um conceito atitudinal e comportamental que ressalta a importância da alimentação também como uma fonte de prazer. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi acessar dados sobre adesão a divisão de responsabilidades na alimentação e a competência alimentar de cuidadores de crianças brasileiras. Diante da inexistência de um instrumento traduzido e validado para o Brasil, que seja capaz de medir exclusivamente a adesão dos pais à divisão de responsabilidades na alimentação, o presente estudo realizou a tradução e análise psicométrica do sDOR.2-6y™ para o português brasileiro. A tradução e retrotradução seguiram o protocolo exigido pelo NEEDs Center, sendo a versão aprovada denominada “sDOR.2-6y™ – Português-Brasil” (sDOR.2-6y-BR). Ela foi submetida a uma rodada de teste-reteste para verificar a reprodutibilidade por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). Um estudo piloto avaliou a consistência interna do instrumento. A análise de reprodutibilidade (n=23) mostrou ICC total de 0,945. Com os dados do piloto (n=384), a avaliação da consistência interna revelou um Alpha de Cronbach global de 0,301. A segunda etapa (de abrangência nacional) do estudo avaliou competência alimentar (através do ecSI2.0™BR) de cuidadores (n = 549) de crianças brasileiras (idade entre 24 e 72 meses) e sua adesão ao sDOR (através do sDOR.2-6y-BR). Os escores do foram descritos em termos de média, desvio padrão (DP), mediana e intervalo interquartílico. O teste t de Student e a Análise de Variância (ANOVA) seguidos pelos testes post hoc de Tukey foram usados para comparar os escores de sDOR.2-6y-BR e ecSI2.0™BR com variáveis de interesse. A associação entre os escores sDOR.2-6y-BR com os escores ecSI2.0™BR foi verificada pelo coeficiente de correlação de Pearson. A maioria dos participantes era do sexo feminino (n = 88,7%), 37,8 ±5,1 anos, com alta escolaridade (70,31%) e alta renda mensal (mais de 15 salários mínimos - SM) (31,69%). As crianças a cargo dos sujeitos eram maioritariamente meninas (53,19%), com idade média de 3,6±1,3 anos. O sDOR.2-6y-BR apresentou boa responsividade (efeitos piso e teto = 0%). Alfa de Cronbach = 0,268. Em relação ao sDOR.2-6y-BR, não houve diferença estatística nos escores entre sexo do cuidador, idade, escolaridade, número de pessoas que moram na casa, sexo ou idade da criança. Os cuidadores que relataram (n = 100) que seus filhos tinham algum diagnóstico médico (por exemplo, alergia alimentar, autismo, síndrome de down) tiveram escores de adesão sDOR mais baixos do que os cuidadores que indicaram que seus filhos não tinham diagnóstico médico (p = 0,031). Com relação ao ecSI2.0™BR não houve diferença estatística nas pontuações entre sexo do cuidador, idade, ocupação e sexo e idade da criança. Cuidadores com renda superior a 10 SM, residentes em domicílios com mais de três pessoas e com nível de escolaridade superior apresentaram maior escore de CA. Os cuidadores considerados comedores competentes pelos escores do ecSI2.0™BR diferiram apenas quanto à escolaridade, que foi mais frequente entre os participantes graduados. De maneira geral, o sDOR.2-6y-BR teve associação positiva com o ecSI2.0™BR em todos os domínios e no total, com correlação significativa. A tradução do sDOR.2-6y™ para o português do Brasil é a primeira e única ferramenta disponível para a população brasileira capaz de avaliar exclusivamente a adesão a divisão de responsabilidades na alimentação, e sua aplicação apresentou bons resultados, onde os cuidadores comedores competentes aderiram mais aos princípios do sDOR. Sua aplicação pode revelar dados importantes a serem utilizados por profissionais de saúde e autoridades envolvidas no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à alimentação infantil e comportamento alimentar.

Externa à Instituição - ANA MARIA PANDOLFO FEOLI - PUCRS
Interna - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Presidente - 2489028 - RENATA PUPPIN ZANDONADI MAGALHAES
Externa à Instituição - VIVIANI RUFFO DE OLIVEIRA - UFRGS