Banca de DEFESA: Marília Barreto Pessoa Lima Rodrigues

DISCENTE : Marília Barreto Pessoa Lima Rodrigues
DATA : 28/07/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Padrões de consumo e comportamentos alimentares de crianças escolares associados com problemas de saúde mental"

“_Crianças escolares; Consumo alimentar de crianças; Comportamento alimentar de crianças; Saúde mental infantil; Análise de componentes principais.”

“A saúde da criança deve ser analisada em um contexto amplo que considere os diferentes determinantes. Ainda são escassos estudos de base populacional, especialmente com crianças, relacionados ao consumo e a comportamentos alimentares, em associação com a saúde mental. O objetivo do estudo foi avaliar a associação de padrões de consumo e comportamentos alimentares com problemas de saúde mental em crianças escolares brasileiras. Os participantes eram crianças, entre 6 e 11 anos (n=1967), de escolas brasileiras e seus responsáveis. O consumo alimentar da criança foi avaliado por meio do Questionário de Consumo Alimentar para Crianças Escolares Brasileiras (QUACEB) e o Questionário Ilustrado de Comportamentos alimentares e sedentários (QUICAS) foi utilizado para avaliar o comportamento alimentar. A saúde mental da criança foi investigada por meio do Questionário de Dificuldades e Capacidades na versão em português. A análise de componentes principais foi realizada e identificou padrão de consumo e comportamentos alimentares. Crianças com maior consumo de alimentos ultraprocessados, menor diversidade de alimentos saudáveis, que possuem comportamentos alimentares não saudáveis (comer com distração, sozinho, em horários irregulares, lanches ou alimentos processados e não participar do preparo das refeições) apresentaram chance 45% maior de ter problemas de saúde mental (OR 1,45; IC 1,12-1,87). Nossos resultados reforçam a importância da análise do conjunto de determinantes em saúde.”

Externa à Instituição - CLAUDIA DE SOUZA LOPES - UERJ
Interna - 404848 - ELIANE SAID DUTRA
Interna - 1123194 - KENIA MARA BAIOCCHI DE CARVALHO
Presidente - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN