O ENSINO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICO EM FOCO:
UMA ANÁLISE COMPREENSIVA DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO GOIANA
Educação Profissional - Políticas Públicas - Políticas Educacionais - Empregabilidade
O estudo das políticas públicas tem recebido crescente atenção de pesquisadores e governantes devido ao seu potencial de melhorar a qualidade e eficiência das políticas governamentais. Este trabalho se concentra em avaliar políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na sua capacidade de afetar a vida econômica dos indivíduos, particularmente em termos de renda e empregabilidade. O estudo é dividido em três partes principais: primeiro, a investigação dos fatores que dificultam a obtenção da certificação técnica, com foco nas Escolas do Futuro de Goiás (EFG) e os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (COTEC); segundo, a análise das características socioeconômicas dos ingressantes que influenciam as chances de empregabilidade após a conclusão do curso; e terceiro, a comparação dos efeitos da formação técnica na vida econômica dos egressos com outros níveis de ensino. A pesquisa visa proporcionar uma análise compreensiva das políticas de EPT, identificando fatores que impactam a conclusão e a inserção no mercado de trabalho, e oferecendo insights sobre a efetividade dessas políticas em comparação com outras formas de ensino. Isso permitirá ajustes para tornar as políticas mais democráticas e eficientes, promovendo melhor emprego e renda.