Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental
Fonoaudiologia, Leitura, Aprendizagem, Crianças.
Introdução: Estudos mostram a ineficiência na formação de leitores no Brasil e a necessidade de se questionar a respeito das atuais estratégias de ensino adotadas no sistema escolar público, principalmente em comunidade com nível socioeconômico baixo. É preciso saber o que funciona na educação, e para esse conhecimento, é necessária a implementação de práticas baseadas em evidências. Objetivo: Desenvolver um programa de remediação fonológica coletivo e verificar a eficácia desse programa em crianças expostas à situação de vulnerabilidade social. Métodos: Este trabalho foi dividido em dois estudos. Estudo I: O programa de intervenção coletivo foi desenvolvido em 17 sessões com duração de 120 minutos, realizado 2 vezes por semana e estruturado com atividades de caráter visual e auditivo. Estudo II:Trata-se de um estudo experimental e longitudinal, realizado em ambiente escolar, cuja amostra foi composta por 40 escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental com dificuldades escolares. Os escolares foram selecionados mediante indicação do professor regente, avaliação do nível cognitivo (Raven) e habilidades cognitivo-linguísticas, além de serem divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental foi submetido à intervenção em remediação fonológica e ambos os grupos foram reavaliados após a intervenção por meio do mesmo protocolo (habilidades cognitivo-linguísticas) utilizado na avaliação inicial. Para a análise da pré e pós-intervenção, foi utilizado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon. Resultados: Observou-se que os escolares do grupo de intervenção melhoraram o desempenho nas habilidades pertinentes à leitura e escrita na pós-testagem. Entretanto, vale ressaltar que não foi observada diferença estatisticamente significativa na prova de conhecimento do alfabeto na pós-testagem. Conclusão: O programa de remediação fonológica demonstrou ter efeitos positivos em escolares com dificuldade escolar. Dessa forma, faz-se necessária uma amostra mais representativa para que se consiga obter melhores parâmetros e aprimoramento do programa.