Tomada de Perspectiva: Da Revisão Exploratória e Análise Conceitual à Formulação de uma Proposta Metodológica e Empírica Baseada na Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda (LuDiCa)
tomada de perspectiva, leitura dialógica para a compreensão Profunda, revisão exploratória, análise conceitual, intervenções comportamentais
A habilidade de tomada de perspectiva é crucial para que um indivíduo possa entender e reconhecer pontos de vista diferentes dos seus, sendo capaz de, temporariamente, adotar a perspectiva de outra pessoa e, potencialmente, responder de acordo com essa nova visão. Essa capacidade envolve o reconhecimento da experiência do outro com base nos eventos disponíveis no ambiente, considerando aspectos perceptivos, cognitivos e emocionais. As ciências do comportamento têm se interessado pelo estudo da tomada de perspectiva e têm demonstrado que está habilidade desempenha um papel central em comportamentos pró-sociais e socioemocionais durante as interações sociais, influenciando na manifestação de empatia, no reconhecimento de pistas sociais e no desenvolvimento de autoconhecimento. Em particular, a ciência da análise do comportamento tem se aproximado ao estudo sobre tomada de perspectiva, desenvolvendo tecnologias tanto para a avaliação quanto para a intervenção em populações neurodiversas de diferentes faixas etárias. No entanto, lacunas persistem quanto às regras de uso do conceito de tomada de perspectiva, protocolos e medidas comportamentais para ensino e avaliação, bem como a viabilidade de protocolos em contextos naturais. O presente trabalho se propõe a investigar a tomada de perspectiva desde uma abordagem analítico-comportamental, apresentando três estudos distintos: uma revisão exploratória sobre intervenções comportamentais para ensinar tomada de perspectiva, uma análise do conceito como vem sendo definido e usado na Análise do Comportamento e uma proposta metodológica e empírica utilizando a Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa) para promover a tomada de perspectiva em crianças pré-escolares. Esses estudos visam preencher lacunas na compreensão deste conceito, considerando sua complexidade e variações, além de explorar novas tecnologias para promover essa habilidade.