Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGÉRIA ADRIANA DE BASTOS ANTUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGÉRIA ADRIANA DE BASTOS ANTUNES
DATA : 24/05/2024
LOCAL: plataforma teams

Leitura Dialógica para Compreensão (LuDiCa): Inclusão de Adolescentes Autistas nos Anos Finais do Ensino Regular.

leitura dialógica para compreensão, inclusão, protagonismo, empatia, autista, adolescência.

As normas que envolvem a inclusão de alunos neurodivergentes, por vezes se confundem com a inserção do aluno em uma sala de aula, partindo do princípio de que incluir é ter ou não ter alunos neurodivergentes nesse espaço. Portanto, parece ser relevante considerar como a inclusão tem acontecido no ambiente escolar. Partindo desse princípio, o presente estudo, tem como objetivo geral, investigar se a LuDiCa pode contribuir para a promoção da inclusão a partir do desenvolvimento da empatia e do protagonismo. O primeiro estudo realizado, o Estudo 1, foi um estudo observacional e de análise documental, em que foi identificado, que ainda existem incertezas no momento de colocar as normas escolares sobre inclusão em prática, além de mostrar que, no momento de elaboração das normas envolvendo a inclusão escolar, ainda falta a união entre profissionais da escola e aqueles que ocupam funções com poder de decisão sobre a inclusão. Ficou evidenciado que ainda não existe a participação de alunos autistas para opinarem a respeito da sua inclusão escolar, o que deixou evidente a ausência de representatividade e de protagonismo diante de normas que regem suas vidas acadêmicas. O estudo 2 será um momento para analisar obras infantojuvenis, com o objetivo de verificar possíveis variáveis dessas obras infantojuvenis, que possam contribuir para o desenvolvimento da empatia. O Estudo 3 é um projeto de pesquisa experimental, que tem o objetivo de verificar se assumir um papel mais protagonista, por adolescentes autistas, pode promover a empatia e, portanto, a inclusão.

Externa à Instituição - ANDRÉIA SCHMIDT - USP
Presidente - 1284004 - EILEEN PFEIFFER FLORES
Externa à Instituição - LARA RODRIGUES QUEIROZ
Externa ao Programa - 404113 - RACHEL NUNES DA CUNHA - null