Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialogada para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas: uma leitura de HQ com meninas autistas
autismo, violência de gênero, leitura dialógica, educação sexual
Este estudo explorou a eficácia do método LuDiCa, uma abordagem à leitura dialógica baseada em funções narrativas, para aprimorar a compreensão da violência de gênero entre adolescentes autistas do sexo feminino. A pesquisa utilizou um desenho de sujeito único em três grupos escalonados, por meio da leitura do romance gráfico "Desconstruindo Una" de Una para promover discussões sobre violência de gênero. O método LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda) incorpora convites dialógicos estratégicos com base em funções narrativas identificadas dentro da história, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos participantes sobre questões relacionadas a gênero. Os principais objetivos foram avaliar se esse método poderia ajudar os participantes a entender melhor as contingências que sustentam a violência de gênero e reduzir a aceitação de "soluções restritivas" - respostas que infringem os direitos individuais. Em vez disso, o estudo visava promover "soluções positivas" que enfatizam a ação coletiva e a mudança estrutural. As avaliações iniciais envolveram discussões em torno de tirinhas curtas retratando várias formas de violência de gênero para avaliar a compreensão inicial e o reconhecimento de funções narrativas. Os resultados indicaram que, embora os participantes pudessem identificar com precisão a violência de gênero desde o início, melhorias significativas foram observadas na compreensão das contingências subjacentes a essa violência durante a intervenção. O método LuDiCa facilitou um diálogo e análise mais ricos, deslocando o foco de medidas individuais para soluções sociais mais amplas.