Banca de DEFESA: PAOLO RIETVELD NAVARRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAOLO RIETVELD NAVARRO
DATA : 10/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma teams
TÍTULO:

Da Adaptação Individual para a Compreensão Contextual: Impacto da Metodologia LuDiCa na Consciência da Neurodiversidade e na Autocompaixão Em Adultos Autistas Recém-Diagnosticados


PALAVRAS-CHAVES:

autismo, neurodiversidade, autocompaixão, leitura dialógica


PÁGINAS: 85
RESUMO:

O tema do autismo em adultos tem ganhado destaque e relevância nos últimos anos. Dentro desse contexto, o conceito de Neurodiversidade tem se mostrado cada vez mais pertinente, uma vez que a perspectiva sobre a condição pode influenciar diretamente a autopercepção. O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia da aplicação da LuDICa (Leitura Dialogada para Compreensão Profunda) na obra "A Diferença Invisível" e avaliar seu impacto em duas áreas específicas: 1) a perspectiva sobre o autismo, desenvolvendo diálogos mais alinhados com uma visão neuroafirmativa; e 2) a compaixão, mensurando a frequência das expressões de compaixão em relação a si mesmo e aos outros. Utilizamos um delineamento de linha de base múltipla por grupo, com três grupos compostos por cinco participantes recém-diagnosticados autistas. A intervenção foi baseada no mapeamento de unidades temáticas presentes na obra, utilizando o processo de scaffolding (modelagem) para uma compreensão profunda das funções narrativas sob a perspectiva neuroafirmativa. Além disso, aplicamos os instrumentos ATA-Q (Questionário de Atitudes Relacionadas ao Autismo) e SCS (Escala de Autocompaixão) como pré e pós-testes. Os resultados indicam que a intervenção teve um impacto positivo, promovendo diálogos mais alinhados com a perspectiva neuroafirmativa e aumentando a frequência das expressões de autocompaixão e compaixão em todos os grupos participantes. Os cálculos de tamanho de efeito confirmam esses resultados. Este estudo destaca a importante relação entre o paradigma da neurodiversidade e a autocompaixão, reforçando a relevância da adoção de práticas neuroafirmativas tanto no atendimento quanto na pesquisa envolvendo pessoas neurodivergentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284004 - EILEEN PFEIFFER FLORES
Externa à Instituição - LARA RODRIGUES QUEIROZ
Externo à Instituição - MAYCK DJUNIOR HARTWIG
Externa à Instituição - TÁHCITA MEDRADO MIZAEL - USP
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 19:21
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14_Prod.sigaa08