Construção de Guia Neuropsicológico para Educadores de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
neuropsicologia, transtorno do espectro autista, aprendizagem, profissionais da educação
O Transtorno do Espectro Autista é classificado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) como um Transtorno do Neurodesenvolvimento com impacto em múltiplas áreas da vida do indivíduo, incluindo o desempenho social e acadêmico. Há desafios significativos presentes para os profissionais de educação que acompanham alunos com este diagnóstico, que possui especificações técnicas, contudo, também se expressa por características singulares de cada indivíduo. Considerando essa problemática, o objetivo geral do presente estudo foi construir um guia neuropsicológico para professores e monitores que enfrentam dificuldades no ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, considerando as particularidades neuropsicológicas dessas dificuldades. O estudo foi realizado em duas etapas: etapa 1, com entrevista com 4 profissionais; e etapa 2, com aplicação de questionário em escala likert em 126 profissionais. Os resultados por análise de conteúdo de Bardin foram condizentes com as hipóteses levantadas, indicando dificuldades dos professores nos âmbitos avaliados, mas com predominância na categoria analítica comportamental. A partir de análise estatística fatorial foi possível reduzir os dados a três componentes: Dificuldades do Aluno, Dificuldades do Profissional na Relação com o Aluno e Dificuldades do Profissional na Condução da Aprendizagem, norteando assim a construção do guia.