Banca de DEFESA: SAMUEL DE ARAÚJO FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL DE ARAÚJO FONSECA
DATA : 22/01/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Desconto temporal e intensidade de demanda como preditores da intensidade de uso em uma mídia social


PALAVRAS-CHAVES:

Uso problemático de mídia social; Desconto temporal; Intensidade e elasticidade de demanda; Impulsividade; Autocontrole; Economia comportamental.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O uso problemático de mídias sociais e tecnologias digitais está associado a prejuízos no sono, desempenho acadêmico e habilidades sociais. Esse fenômeno tem sido investigado sob a ótica da impulsividade e adicção, entre outras teorias, com base na Teoria da Patologia do Reforço (TPR) e no Behavioral Perspective Model (BPM). A TPR considera padrões comportamentais como altas taxas de desconto temporal e baixa elasticidade de demanda, enquanto o BPM analisa consequências utilitárias e informativas. Estudos anteriores apontaram limitações na separação dos procedimentos de desconto temporal e intensidade de demanda, além da manipulação de consequências, dificultando a identificação de padrões comportamentais e suas consequências mantenedoras durante o uso excessivo de mídias sociais. Este estudo examinou se a intensidade do uso do Instagram está associada ao aumento nas taxas de desconto temporal por reforçadores informativo e utilitário, e à redução da elasticidade de demanda por reforçadores informativos. Participaram 65 universitários que responderam questionários sobre desconto temporal, elasticidade de demanda e uso de mídias sociais, em um delineamento intrassujeito contrabalanceado. Os resultados indicaram maior desconto temporal para reforçadores informativos (curtidas) em comparação com reforçadores utilitários (dinheiro). Também houve menor elasticidade de demanda em indivíduos mais dependentes da mídia social. Os dados mostraram efeitos de traço (correlação entre taxas de desconto de diferentes reforçadores) e magnitude (descontos mais acentuados em escolhas impulsivas). Por fim, a média de curtidas correlacionou-se com as taxas de desconto temporal, sugerindo que medidas diretas podem ser mais sensíveis para avaliar o uso problemático.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LAURO EUGÊNIO GUIMARÃES NALINI - PUC-GO
Externo à Instituição - ANDRE AMARAL BRAVIN - UFJ
Presidente - 404900 - JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
Externa ao Programa - 2283679 - RAQUEL MOREIRA ALO - null
Notícia cadastrada em: 10/01/2025 12:12
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