Banca de DEFESA: RAPHAELLA CHRISTINE SOUZA CALDAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAELLA CHRISTINE SOUZA CALDAS
DATA : 06/06/2025
HORA: 08:30
LOCAL: CDT (UnB), sala interação
TÍTULO:

Maternal Responsiveness in Dialogical Reading for Comprehension (LuDiCa): Tracing Paths for Joint Attentiveness in Autistic Children


PALAVRAS-CHAVES:

atenção conjunta; autismo; iniciação à atenção conjunta; leitura dialógica para compreensão; responsividade


PÁGINAS: 210
RESUMO:

A responsividade é a habilidade de responder contingencialmente ao comportamento de uma pessoa, considerando suas demandas de atenção conjunta, afeto, empatia, cuidado, respeito e tantos outros aspectos que fazem parte de uma relação reforçadora. A responsividade é uma possível forma de favorecer vínculos afetivos mais fortes, promotores de autonomia e potencializadores de saúde mental, autoestima e autoconceito. A responsividade permite seguir o interesse de uma pessoa, o que é um comportamento tipicamente esperado na atenção conjunta. A atenção conjunta, por sua vez, é a interação verbal (vocal e não-vocal) entre duas ou mais pessoas sobre outros objetos, pessoas, eventos ou animais, tendo como objetivo obter reforço social. Pessoas autistas costumam responder a chamados de atenção conjunta (e.g., responder a perguntas), mas podem apresentar maiores dificuldades para iniciar pedidos de atenção conjunta (e.g., fazer perguntas). O objetivo geral desta tese é promover atenção conjunta em crianças autistas por meio do método da Leitura Dialógica para Compreensão (LuDiCa) focada na responsividade. Esta tese se inicia com uma apresentação geral ao tema (Capítulo 1). Em seguida, há uma revisão de literatura narrativa sobre como a atenção conjunta tem sido pesquisada em pessoas autistas, destacando principais formas de estudar o tema atualmente (Capítulo 2). A partir destas discussões, é, então, apresentado o Estudo 01 (Capítulo 3), que avalia a responsividade de uma mediadora da LuDiCa durante mediações com adolescentes neurotípicos e autistas. Baseado nessa análise, é construído um protocolo de avaliação de responsividade da LuDiCa. Por fim, apresenta-se o Estudo 02 (Capítulo 4), com resultados de três estudos sobre responsividade e atenção conjunta, sendo o estudo primário, uma replicação direta e uma replicação sistemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA FLAVIA DO AMARAL MADUREIRA - CEUB
Presidente - 1284004 - EILEEN PFEIFFER FLORES
Externo ao Programa - 1104190 - FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA - nullExterna à Instituição - INGRID LUIZA NETO - UCB
Externa ao Programa - 404113 - RACHEL NUNES DA CUNHA - null
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 18:25
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